Dramaturgismo: movimentos do olhar – pensamento crítico em processo de criação artística

Autores

  • Antonio Luiz Gonçalves Junior Escola de Comunicação e Artes - Universidade de São Paulo (ECA-USP)

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-3867.v17i1p114-130

Palavras-chave:

Dramaturgista, Teatro contenporâneo, Esfera pública, Processo colaborativo de criação, Arte crítica.

Resumo

Este texto pretende focalizar a dimensão crítica da prática do “dramaturgista” como participante de um processo de criação em um trabalho cênico. Entende-se que a dimensão crítica da atividade do “dramaturgista” pressupõe diferentes movimentos da atenção do olhar que têm por finalidade aguçar a percepção na busca pela consistência da pesquisa artística. Como delineamento inicial, tais movimentos hipotéticos serão expostos a partir do conceito de dialética entre forma formante e forma formada, elaborado pelo filósofo italiano Luigi Pareyson, assim como da perspectiva de Max Horkheimer sobre os fundamentos da Teoria Crítica da Sociedade e do ponto de vista do “dramaturgista” como espectador, capaz de lançar um olhar estético-crítico autônomo.

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Biografia do Autor

  • Antonio Luiz Gonçalves Junior, Escola de Comunicação e Artes - Universidade de São Paulo (ECA-USP)

    Doutorando do PPG em Artes Cênicas da ECA-USP

     

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Publicado

2017-07-17

Edição

Seção

EM PAUTA

Como Citar

Gonçalves Junior, A. L. (2017). Dramaturgismo: movimentos do olhar – pensamento crítico em processo de criação artística. Sala Preta, 17(1), 123-139. https://doi.org/10.11606/issn.2238-3867.v17i1p114-130