A Casa da Ópera de Vila Rica através do estudo de duas cartas de João de Souza Lisboa

Autores

  • Mariana Soutto Soutto Mayor Universidade de São Paulo. Escola de Comunicação e Artes. Departamento de Artes Cênicas

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-3867.v17i2p236-248

Palavras-chave:

Casas da Ópera, Teatralidades coloniais, Teatro em Minas Gerais no século XVIII

Resumo

O trabalho pretende investigar alguns pressupostos para o estudo da Casa da Ópera de Vila Rica, a partir da análise de duas cartas do ano de 1770 enviadas pelo contratador João de Souza Lisboa, encontradas no Arquivo Público Mineiro, em Belo Horizonte. O estudo dessa documentação pode fornecer material para a investigação dos motivos materiais e ideológicos da construção da Casa da Ópera, e também sobre as formas de organização e produção do teatro que hoje – em relação aos prédios teatrais existentes – é considerado o mais antigo da América Latina.

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Biografia do Autor

  • Mariana Soutto Soutto Mayor, Universidade de São Paulo. Escola de Comunicação e Artes. Departamento de Artes Cênicas
    Doutoranda em Teoria e Prática do Teatro pelo Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas da Universidade de São Paulo.

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Publicado

2017-12-26

Edição

Seção

SALA ABERTA

Como Citar

A Casa da Ópera de Vila Rica através do estudo de duas cartas de João de Souza Lisboa. (2017). Sala Preta, 17(2), 236-248. https://doi.org/10.11606/issn.2238-3867.v17i2p236-248