Trabalho artístico como prática de tradução no mercado de arte global

o exemplo da dançarina e coreógrafa “africana” Germaine Acogny

Autores

  • Luiza Banov Universidade de São Paulo
  • Gabriele Klein Universidade de Hamburgo

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-3867.v19i2p28-47

Palavras-chave:

Tradução artística, Mercado de arte global, Dança africana

Resumo

Identidade, diferença e tradução são conceitos teóricos importantes no campo dos estudos da tradução e dos estudos pós-coloniais. Um pressuposto básico desta palestra é a exposição da tradução estética e cultural ao paradoxo de identidade e diferença, e como esse paradoxo é particularmente evidente em práticas artísticas performáticas como a dança e a coreografia. Focando o trabalho artístico da coreógrafa e dançarina Germaine Acogny (Senegal), a palestra abordará práticas de tradução artísticas em condições pós-coloniais no mercado de arte global da chamada “dança contemporânea”. O objetivo é ilustrar como os processos de tradução cultural e estética são contraditórios, híbridos e fragmentados; como o mercado de arte global configura as estratégias artísticas de tradução; e como a produtividade estética reside na impossibilidade de traduzir a experiência cultural artisticamente.

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Biografia do Autor

  • Luiza Banov, Universidade de São Paulo

    Doutoranda em Artes Cênicas na Universidade de São Paulo, sob orientação de Sayonara Pereira. Dirige o Núcleo Dédalos, sediado em Piracicaba (SP), no qual realiza projetos de criação, ensino e pesquisa em artes corporais

  • Gabriele Klein, Universidade de Hamburgo

    Professora de Sociologia da dança e Estudos da performance e Diretora do Centro de Estudos Performáticos da Universidade de Hamburgo. Suas publicações em língua inglesa incluem Emerging bodies (com S. Noeth), Performance and labour (com B. Kunst) e Dance (and) theory (com G. Brandstetter)

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Publicado

2019-12-20

Edição

Seção

MUNDO

Como Citar

Klein, G. (2019). Trabalho artístico como prática de tradução no mercado de arte global: o exemplo da dançarina e coreógrafa “africana” Germaine Acogny (L. Banov , Trad.). Sala Preta, 19(2), 28-47. https://doi.org/10.11606/issn.2238-3867.v19i2p28-47