CPC e MST

formas e dinâmicas produtivas do teatro político brasileiro em dois tempos históricos

Autores

  • Rafael Litvin Villas Bôas Universidade de Brasília

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-3867.v19i1p150-162

Palavras-chave:

Teatro político, Cultura política, Dinâmica produtiva

Resumo

O artigo tem como objetivo refletir sobre as condições de produção e sobre a evolução das formas a partir da experiência concreta de trabalho teatral, articuladas à demandas de organizações políticas, considerando as experiências dos anos 1960, em particular do Centro Popular de Cultura da União Nacional dos Estudantes, em chave comparativa com a experiência teatral desenvolvida pelo Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra e coletivos de teatro a ele vinculados. O argumento visa articular a narrativa das experiências com o esforço editorial de divulgar o trabalho de teóricos, diretores e de organizações emblemáticas do teatro político brasileiro e internacional, e pretende apontar características semelhantes entre as organizações, a despeito das diferenças de contextos, que sinalizam providências de construção de uma cultura política popular no Brasil.

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Biografia do Autor

  • Rafael Litvin Villas Bôas, Universidade de Brasília

    Professor doutor de Literatura e Teatro da Universidade de Brasília (UnB). Leciona nos programas de pós-graduação em Artes Cênicas (PPG-AC) e Mestrado Profissional em Artes (UnB) e Desenvolvimento Territorial da América Latina e Caribe (Unesp/Escola Nacional Florestan Fernandes). Coordenador do Coletivo Terra em Cena e da Escola de Teatro Político e Vídeo Popular do Distrito Federal

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Publicado

2019-08-30

Edição

Seção

EM PAUTA

Como Citar

Bôas, R. L. V. (2019). CPC e MST: formas e dinâmicas produtivas do teatro político brasileiro em dois tempos históricos. Sala Preta, 19(1), 150-162. https://doi.org/10.11606/issn.2238-3867.v19i1p150-162