FUNDAMENTOS PEDAGÓGICOS PRESENTES NAS RELIGIÕES DE MATRIZ AFRICANA

Autores

  • Ademir Barros dos Santos

Palavras-chave:

Pedagogia de matriz africana, Educação não escolar, Educação e relações étnico-raciais, Religiões de matriz africana, Candomblé

Resumo

Com enfoque na resiliência das práticas pedagógicas africanas, que resistem nos ambientes religiosos desta matriz presente no Brasil, malgrado a intensa e violenta oposição a que seus componentes, há mais de meio milênio, estão expostos, este artigo, que tem, por base, estudo anterior consubstanciado em dissertação de mestrado, busca apresentar os elementos que, apesar de tudo, embasam, consolidam e perpetuam saberes originais, embora não se valendo da escrita, de mestre oficialmente constituído ou de qualquer outro elemento de fixação presente na educação escolar praticada no modelo europeu ocidental. Como resultado, o artigo aponta a presença de poderosos instrumentos pedagógicos e culturais que, embora pareçam informais, relegam e enfrentam o ensino “bancário” tão criticado por Freire, porque assentados em fundamentos filosóficos, teológicos e antropológicos atuantes na cultura africana aqui aportada, apresentando alternativas pedagógicas válidas e eficazes que, mesmo diante da acintosa violência explícita presente na sociedade hostil com que convivem, resistem e se perpetuam, quase incredulamente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2021-06-16

Como Citar

Santos, A. B. dos. (2021). FUNDAMENTOS PEDAGÓGICOS PRESENTES NAS RELIGIÕES DE MATRIZ AFRICANA. Sankofa (São Paulo), 14(25), 37 -51. Recuperado de https://www.revistas.usp.br/sankofa/article/view/187405

Edição

Seção

Artigos