TENSÕES E TRADIÇÕES NA ALFABETIZAÇÃO E EDUCAÇÃO DE ADULTOS DAS RAPARIGAS MOÇAMBICANAS

Autores

  • Luís Carlos Ferreira
  • Linconly Jesus Alencar Pereira

Palavras-chave:

Alfabetização e Educação de Adultos, Analfabetismo, Ritos de iniciação, Raparigas moçambicanas

Resumo

O propósito do esse texto é analisar a relação entre a Alfabetização e Educação de Adultos de mulheres moçambicanas nas classes escolares com as influências e interferências das culturas africanas no processo educativo. Nessa perspectiva, estamos diante das tentativas de recuperação da história e memória das tradições africanas vivas, como o ritual de transição da rapariga para ser mulher; o ritual de preparação para o casamento prometido [forçado ou prematuro]; a celebração do casamento pela cerimônia do lobolo, enquanto uma prática autorizada pela família da noiva, entre outras manifestações que, somadas, representam parte da expressão da herança cultural com efeitos no analfabetismo feminino.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2021-06-16

Como Citar

Ferreira, L. C., & Pereira, L. J. A. (2021). TENSÕES E TRADIÇÕES NA ALFABETIZAÇÃO E EDUCAÇÃO DE ADULTOS DAS RAPARIGAS MOÇAMBICANAS. Sankofa (São Paulo), 14(25), 52 - 74. Recuperado de https://www.revistas.usp.br/sankofa/article/view/187406

Edição

Seção

Artigos