Sankofa : Práticas educativas, relatos de experiência e alguns caminhos para o ensino de História da África no Brasil

Autores

  • Ivangilda Bispo dos Santos

Palavras-chave:

Educação, Ensino de História Africana, Relações étnico-raciais, Antirracismo

Resumo

O principal objetivo deste artigo é reafirmar a relevância social do ensino de História da África e dos africanos a partir do fundamento teórico-metodológico proposto por Douglas B. Chambers (2008) – com destaque para o conceito de agência africana – em convergência com a proposta educativa de Paulo Freire (2010). Ao demonstrar alguns caminhos para elaboração de práticas pedagógicas que visam abordar a história dos africanos, por meio de experiências e subsídios conceituais, também se busca colaborar com a efetivação da Lei N.o 10.639/2003. Constata-se que, por meio desta análise, é possível construir ações educativas que integrem agência africana, afetividade, empatia, questão racial brasileira, sensibilidade, bem como historicidade dos marcadores identitários.

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Publicado

2023-02-01

Como Citar

Santos, I. B. dos . (2023). Sankofa : Práticas educativas, relatos de experiência e alguns caminhos para o ensino de História da África no Brasil. Sankofa (São Paulo), 16(27), 10 - 37. Recuperado de https://www.revistas.usp.br/sankofa/article/view/207534

Edição

Seção

Artigos