Sankofa : Práticas educativas, relatos de experiência e alguns caminhos para o ensino de História da África no Brasil
Palavras-chave:
Educação, Ensino de História Africana, Relações étnico-raciais, AntirracismoResumo
O principal objetivo deste artigo é reafirmar a relevância social do ensino de História da África e dos africanos a partir do fundamento teórico-metodológico proposto por Douglas B. Chambers (2008) – com destaque para o conceito de agência africana – em convergência com a proposta educativa de Paulo Freire (2010). Ao demonstrar alguns caminhos para elaboração de práticas pedagógicas que visam abordar a história dos africanos, por meio de experiências e subsídios conceituais, também se busca colaborar com a efetivação da Lei N.o 10.639/2003. Constata-se que, por meio desta análise, é possível construir ações educativas que integrem agência africana, afetividade, empatia, questão racial brasileira, sensibilidade, bem como historicidade dos marcadores identitários.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Qualquer reprodução total ou parcial dos artigos ou materiais contidos na revista, pede-se que seja solicitada a autorização aos seus editores.