Amina : Representação de uma África pré-colonial entre Kannywood e Nollywood

Autores

  • Ibrahima Kankara Sani University Bayero
  • Mariana Bracks Fonseca Universidade Federal de Sergipe
  • Bruno R. Véras University of Toronto

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1983-6023.sank.2023.217534

Palavras-chave:

Amina, Cinema africano, Hauçá, Kannywood, Nigéria

Resumo

Amina de Zazzau foi uma importante líder política e militar hauçá entre a virada do século XV e XVI. Este artigo tem como um de seus objetivos servir de subsídio e instrumento de apoio para debate sobre o filme Amina (2021), seja para leitura de estudantes de História e Humanidades em contexto universitário, ou professores de escola secundária utilizando o filme como instrumento didático. Para tanto este artigo se divide em três partes. Primeiramente discutiremos a produção audiovisual Amina (2021) no contexto regional e nacional da indústria cinematográfica nigeriana (Nollywood e Kannywood), como também a demanda proveniente de um nicho cosmopolita de consumo de audiovisual no mercado internacional de streaming para filmes africanos; segundo contextualizaremos a História de Amina, as fontes históricas sobre a personagem e contexto político e cultural do país Hauçá, notadamente o reino de Zazzau entre os séculos XV e XVI; por fim, discutiremos criticamente o filme em seus níveis narrativo e de produção, pensando as potencialidades didáticas do mesmo.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

ADAMU, A. U. “Youth, Society and Visual Entertainment Media in Northern Nigeria,” in Umar, B.A. (ed), Issues in Youth Development in Nigeria–A Multidisciplinary Perspective, p. 355-361. Kano: Bayero University Kano, 2010.

ADAMU,Mahdi. Os Haussa e seus vizinhos do Sudão central. in Niani, Djibril Tamsir (ed.). História geral da África, IV: África do século XII ao XVI. Brasília: UNESCO, 2010.p. 299-336.

ADOGA, John.Queen Amina: Brave Heart(Nigeria Heritage Series). Lagos: +234Express,2019.

ASANTE, M. K.The History of Africa:The Quest for Eternal Harmony.Routledge, 2019.BARLET, Olivier. “A Reflection on Power: Interview of Olivier Barlet with Roger Gnoan M’Bala.” Africiné, 1 Sept. 1999

BEEVAS, Dara. Amina of Zaria: The Warrior Queen. Washigton: Wise Ink Creative Publishing, 2021.

CANDOTTI,Marisa. The Hausa Textile Industry: Origins and Development inthe Precolonial Period. In:HAOUR, Anne; ROSSI, Benedetta (ed.). Being and Becoming Hausa. Leiden: Brill, 2010

CHOWDHURY, M., Landesz, T., Santini, M., Tejada, L., and Visconti, G., Nollywood: The Nigerian Film Industry, Microeconomics of Competitiveness, Harvard Business School, 2008, p 3.

DECLICH, F.; Rodet, M. African Slavery in Documentary Films.Journal ofGlobal Slavery. v.5,n.1, 2020.

DIOP, Cheikh Anta. Unidade Cultural da África Negra. Tradução de Sílvia Cunha Neto, revisão de Susana Ramos. Luanda, Edições Mulemba; Ramada, Edições Pedago, 2014.

ÉCHARD, Nicole. Histoire et phénomènes religieux chez les Asna de l’Ader (pays hausa, République du Niger). Systèmes de pensée en Afrique noire1 (Varia), p.63-77, 1975.

EMUAKPOR, J.S.Queen of Zazza. Lagos:Afrocentric Books | Mugwump Press, 2018.

FONSECA, Mariana Bracks. Poderosas Rainhas Africanas. Belo Horizonte: Ancestre, 2021

HALLAM, W. K. R. The BayajidaLegend in Hausa Folklore. The Journal of African History,v. 7, n. 1, p. 47–60, 1966.HAMPATÉ BÂ,Amadou. A tradição viva.In:KI-ZERBO, Joseph (ed.). História geral da África. Vol. I: Metodologia e pré-história da África. Brasília: UNESCO, 2010

HAOUR, Anne; Rossi, Benedetta. "Hausa Identity: Language, History and Religion" in Haour, Anne; Rossi, Benedetta (ed.). Being and Becoming Hausa. Leiden: Brill, 2010.

HARUNAU.;UMAR,M. Environmentally Sound and Commercially Sustainable Agricultural Development in Nigeria. In: Behnassi M., Shahid S., Mintz-Habib N. (eds) Science, Policy and Politics of Modern Agricultural System. Springer:Dordrecht,2014

HOGBEN, S. J.; Kirk-Greene, A. H. M. Hogben, S. J.; Kirk-Greene, A. H. M. Emirates of Northern Nigeria.London: Oxford University Press, 1966.

HUNWICK,John. A Historical Whodunit: The So-Called “Kano Chronicle” and its Place in the Historiography of Kano. History in Africa, 1994, Vol.21, p.127-146 e

KOLAWOLE.Sholape. Amina Making of a Queen.Lagos, Kolawole, 2018.

LANGE, Dierk. The Early Magistrates and Kings of Kanem as Descendants of Assyrian State Builders. Anthropos. vol. 104. 2009.

LAST, Murray. Historical Metaphors in the Kano Chronicle. History in Africa, v. 7, p.161-178, 1980.

LOFKRANTZ,Jennifer “Introduction: Ransoming Practices in Africa: Past and Present,” African Economic History,Special Issue: Ransoming Practices in Africa: Past and Present 42, p.87-107, 2014.

MONTANA, Ismael M.Bori practice among enslaved West Africans of Ottoman Tunis: Unbelief (Kufr) or another dimension of the African diaspora?The History of the Family,v. 16, n. 2,p. 152-159,2011.

OCHONU, Moses. Unity in Diversity: Palace Art in Nigeria. The Journal of the International Institute, v.15,Issue 2:The Africa Issue,Spring 2008.

ODIAUA, Ishanlosa. Earth Building Culture in Daura, Nigeria.Terra 2008: Actes de la 10ème Conférence Internationale Sur L'étude Et la Conservation Du Patrimoine Bâti en Terre, Bamako, Mali, 1-5 Février 2008. Getty Publications,2011.

ODION, Feliz Ohireime. The Paradox of Nollywood: The Structural Intricacies and Cultural Significance of the World’s Fastest-Growing Film Industry. Dissertação de mestrado. College of Education, Humanities, and Law. Flinders University, 2018.

OGUNYẸMI, Wale.Queen Amina of Zazzau. Ibadan: University Press PLC, 1999.OKUPE, Roye. Malika: Warrior Queen. Lagos:Dark Horse, 2017.

OLAFUYI,L.; OLADELE, Olafuyi.Queen Amina and the Zazzau Games. London:KundaKids, 2021.

OMOLEWA,M.Certificate History of Nigeria. Ibadan: Longman Group, 1986.OYĚWÙMÍ, Oyèrónkẹ́.The Invention of Women:Making an African Sense of Western Discourses. Minneapolis: University of Minnesota Press, 1997.

PALMER, H. R. Journal of the Royal Anthropological Institute of Great Britain and Ireland.Vol.1908.

PALMER,H. R.Bori among the Hausas.Man,v. 14, p. 113–117, 1914.PALMER,H.R. Sudanese memoris: Being Mainly Translations of a Number of a Arabic Manuscripts Relationg to the Central and Wertern Sudan. The Geographical Journal, 74 (1), 80,1929.

ROBINSON, David. Muslim Societies in African History.Cambridge: Cambridge University Press, 2012.SANTOS, Vanicléia Silva, As bolsas de mandinga no espaço Atlântico. Século XVIII Tese de doutorado em História, Universidade de São Paulo, 2008.

SAULAWA, Abdullahi Mu’azu.A Critical Analysis of the Accounts of Songhay, Hausaland and the Chad Areas of Africa as Recorded by Al-Hassan Bn. Muhammad Al-Wazzan Al-Zayyati (Leo Africanus) in the 16th Century A.D. Historical Research Letter, v. 34, 2016.

SHEHU, Sulaiman. The Pre-colonial economic formation of Kasar Hausa: A study on cotton and textiles of Zazzau. The Hausa International Conference–The Hausa Nation: Past, Present and Future. Department of African Languages and Cultures, ABU, Zaria. August, 2017.

SMITH, M. G.,Government in Kano, 1350–1950. Boulder, CO: Westview Press, 1997.

TREMEARNE,A.J.N. Ban of the Bori:Demons and Demon Dancing in West and North Africa.London: Routledge, 2013.

VÉRAS,Bruno R. O Islã na África do Norte e Ocidental: Recepção e Reinvenção (Séc. VII-XIV). Cadernos de História,v. 9, n. 9, p. 16-38, 2012.

Downloads

Publicado

2023-10-23

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Amina : Representação de uma África pré-colonial entre Kannywood e Nollywood. (2023). Sankofa (São Paulo), 16(28), 50-72. https://doi.org/10.11606/issn.1983-6023.sank.2023.217534