Reflexões sobre a implementação da Lei nº 10.639/03: a educação das relações étnico-raciais na área das Ciências Humanas

Autores

  • Jacimara Souza Santana Universidade do Estado da Bahia (UNEB)

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1983-6023.sank.2012.88826

Palavras-chave:

Cotidiano, Ensino, Racial, África, Afro-brasileiro.

Resumo

A formação de professoras/es tem sido um dos grandes desafios enfrentados para a implementação da Lei nº 10.639/03. Uma das dificuldades notadas nesse processo tem sido o desespero de profissionais quanto à aplicação, em sua prática de ensino, dos conhecimentos adquiridos em formações. Este artigo propõe algumas reflexões sobre a educação das relações étnico-raciais na área de Ciências Humanas. Com esta reflexão, não pretendo apresentar “receitas”, mas fomentar uma discussão ampliada sobre o assunto, a partir de alguns eventos próprios do cotidiano escolar, o qual oferece variadas possibilidades temáticas possíveis de serem abordadas em diferentes disciplinas desta área.

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Biografia do Autor

  • Jacimara Souza Santana, Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
    Professora de História da África na Universidade do Estado da Bahia (UNEB) e doutoranda no programa de História da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Este texto é um dos resultados do trabalho de elaboração da diretriz para a educação das relações étnico-raciais da Bahia.

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Publicado

2012-07-06

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Reflexões sobre a implementação da Lei nº 10.639/03: a educação das relações étnico-raciais na área das Ciências Humanas. (2012). Sankofa (São Paulo), 5(9), 28-41. https://doi.org/10.11606/issn.1983-6023.sank.2012.88826