Uso de álcool e suicídio

Autores

  • Raphael Eduardo Marques Gonçalves Polícia Técnico-Científica do Estado de São Paulo
  • Júlio de Carvalho Ponce Polícia Técnico-Científica do Estado de São Paulo
  • Vilma Leyton Universidade de São Paulo, Faculdade de Medicina, Departamento de Medicina Legal, Ética Médica, Medicina Social e do Trabalho

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2317-2770.v20i1p9-14

Palavras-chave:

Suicídio, Etanol, Toxicologia, Epidemiologia.

Resumo

 Suicídio refere-se a todas as causas de morte desencadeadas por uma ação da própria vítima contra si própria, com a ciência do resultado. É uma das principais causas de morte violenta em todo o mundo, e tornou-se uma questão de saúde pública, em virtude do aumento do número dos casos de suicídio entre os jovens, tanto nos países desenvolvidos quanto no Brasil. O consumo excessivo de álcool, a dependência alcoólica e o abuso de outras drogas estão intimamente ligados à tentativa ou consumação de suicídios. O objetivo deste estudo foi levantar o problema sobre o consumo de álcool por vítimas de suicídio no Brasil e no mundo, informação que é essencial para a formulação de políticas de prevenção à morte violenta relacionada ao consumo de álcool. A associação entre álcool e suicídio foi observada em estudos em vários países, inclusive no Brasil, com alcoolemias positivas, em média, em um terço das vítimas de suicídio. Apesar da considerável prevalência de suicídios no Brasil, faltam estudos que permitam uma abordagem epidemiológica para apoiar as políticas de saúde pública sobre esta questão. Da mesma forma, há pouca informação sobre o uso do álcool no Brasil e são escassos os estudos e os dados epidemiológicos que mostrem a associação entre os índices de mortalidade por causas externas e, em especial, por suicídio e uso do álcool, a fim de que sejam incluídos nas estratégias preventivas com o objetivo de reduzir o número de mortes violentas e os custos financeiros delas decorrentes.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Raphael Eduardo Marques Gonçalves, Polícia Técnico-Científica do Estado de São Paulo
    Perito Criminal da Polícia Técnico-Científica do Estado de São Paulo. Bacharel em Medicina.
  • Júlio de Carvalho Ponce, Polícia Técnico-Científica do Estado de São Paulo

    Perito Criminal da Polícia Técnico-Científica do Estado de São Paulo. Bacharel em Ciências Moleculares. Mestre em Ciências pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP).

  • Vilma Leyton, Universidade de São Paulo, Faculdade de Medicina, Departamento de Medicina Legal, Ética Médica, Medicina Social e do Trabalho

    Professora Doutora do Departamento de Medicina Legal, Ética Médica e Medicina Social e do Trabalho da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP).

Downloads

Publicado

2015-08-25

Edição

Seção

Artigo

Como Citar