Disfunção do eixo Hipotálamo-Hipófise-Adrenal na dor crônica generalizada: uma análise da literatura com enfoque pericial

Autores

  • Iana Sousa Nascimento Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo
  • Carmen Silvia Molleis Galego Miziara Faculdade de Medicina do ABC

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2317-2770.v20i1p29-36

Palavras-chave:

Transtornos Somatoformes, Fibromialgia, Dor Crônica, Dor Musculoesquelética, Sistema Hipófise- Suprarrenal, Hidrocortisona, Hormônio Adrenocorticotrófico, Hormônio Liberador da Corticotropina.

Resumo

A dor é sintoma comum e frequente causa de absenteísmo no trabalho e, por ser subjetivo (percepção), é de difícil caracterização pericial. Particularmente na dor crônica musculoesquelética, as faltas recorrentes geram prejuízo econômico substancial para a empresa e para a sociedade. Nesse contexto, o médico perito assume papel importante na avaliação criteriosa de incapacidade laborativa, mas não conta com instrumentos diagnósticos precisos. A possibilidade de existência de marcadores hormonais capazes de elucidar o diagnóstico de dor crônica, sem base anatômica justificável, seria de extremo valor na perícia médica, tornando objetiva a avaliação subjetiva da dor. Com isso em vista, foi feita uma revisão de literatura dos artigos sobre a disfunção do eixo hipotálamo-hipófise-adrenal nessas condições dolorosas publicados nos últimos dez anos, mas alguns artigos mais antigos foram incluídos por suas relevâncias. A literatura médica mostra resultados contraditórios quanto à detecção objetiva de marcadores hormonais em casos de dor crônica sem substrato anatômico. Alguns autores sugerem haver disfunção do eixo hipotálamo-hipófise-adrenal, mas não estabelecem se a relação desta disfunção é com a dor ou com os sintomas psíquicos frequentemente associados. Mais estudos são necessários, com maior número de pacientes estudados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Iana Sousa Nascimento, Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo

Aluna de pós-graduação em Perícias Médicas da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo.

Carmen Silvia Molleis Galego Miziara, Faculdade de Medicina do ABC

Professora assistente da Disciplina de Medicina Legal, Deontologia Médica, Bioética e Perícias Médicas da Faculdade de Medicina do ABC.

Downloads

Publicado

2015-08-25

Como Citar

Nascimento, I. S., & Miziara, C. S. M. G. (2015). Disfunção do eixo Hipotálamo-Hipófise-Adrenal na dor crônica generalizada: uma análise da literatura com enfoque pericial. Saúde, Ética & Justiça (e-ISSN 2317-2770), 20(1), 29-36. https://doi.org/10.11606/issn.2317-2770.v20i1p29-36

Edição

Seção

Artigo