Disfunção do eixo Hipotálamo-Hipófise-Adrenal na dor crônica generalizada: uma análise da literatura com enfoque pericial

Autores

  • Iana Sousa Nascimento Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo
  • Carmen Silvia Molleis Galego Miziara Faculdade de Medicina do ABC

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2317-2770.v20i1p29-36

Palavras-chave:

Transtornos Somatoformes, Fibromialgia, Dor Crônica, Dor Musculoesquelética, Sistema Hipófise- Suprarrenal, Hidrocortisona, Hormônio Adrenocorticotrófico, Hormônio Liberador da Corticotropina.

Resumo

A dor é sintoma comum e frequente causa de absenteísmo no trabalho e, por ser subjetivo (percepção), é de difícil caracterização pericial. Particularmente na dor crônica musculoesquelética, as faltas recorrentes geram prejuízo econômico substancial para a empresa e para a sociedade. Nesse contexto, o médico perito assume papel importante na avaliação criteriosa de incapacidade laborativa, mas não conta com instrumentos diagnósticos precisos. A possibilidade de existência de marcadores hormonais capazes de elucidar o diagnóstico de dor crônica, sem base anatômica justificável, seria de extremo valor na perícia médica, tornando objetiva a avaliação subjetiva da dor. Com isso em vista, foi feita uma revisão de literatura dos artigos sobre a disfunção do eixo hipotálamo-hipófise-adrenal nessas condições dolorosas publicados nos últimos dez anos, mas alguns artigos mais antigos foram incluídos por suas relevâncias. A literatura médica mostra resultados contraditórios quanto à detecção objetiva de marcadores hormonais em casos de dor crônica sem substrato anatômico. Alguns autores sugerem haver disfunção do eixo hipotálamo-hipófise-adrenal, mas não estabelecem se a relação desta disfunção é com a dor ou com os sintomas psíquicos frequentemente associados. Mais estudos são necessários, com maior número de pacientes estudados.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Iana Sousa Nascimento, Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo
    Aluna de pós-graduação em Perícias Médicas da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo.
  • Carmen Silvia Molleis Galego Miziara, Faculdade de Medicina do ABC

    Professora assistente da Disciplina de Medicina Legal, Deontologia Médica, Bioética e Perícias Médicas da Faculdade de Medicina do ABC.

Downloads

Publicado

2015-08-25

Edição

Seção

Artigo

Como Citar

Disfunção do eixo Hipotálamo-Hipófise-Adrenal na dor crônica generalizada: uma análise da literatura com enfoque pericial. (2015). Saúde Ética & Justiça , 20(1), 29-36. https://doi.org/10.11606/issn.2317-2770.v20i1p29-36