Implicações médico-legais da indicação de tratamento cirúrgico imediato em episódios de cólica nefrética

Autores

  • Omar Farhat
  • Carmen Silvia Molleis Galego Miziara Universidade de São Paulo
  • Daniel Romero Muñoz Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2317-2770.v21i2p57-62

Palavras-chave:

Cálculos Renais, Cálculos Ureterais, Cólica renal, Decisões Judiciais, Erros Médicos, Complicações Pós-Operatórias, Litotripsia, Cateterismo Urinário.

Resumo

A crescente disponibilidade de equipamentos de imagem com maior precisão diagnóstica e de instrumentos cirúrgicos com tecnologia avançada levaram ao aumento na indicação de tratamentos intervencionistas imediatos após episódio de cólica nefrética. Em associação, o maior acesso da população a informações sobre as doenças e tratamentos tem sido acompanhado pelo aumento de questionamentos judiciais sobre procedimentos endourológicos em vários países. A revisão de literatura mostra que, apesar da evolução técnica e dos equipamentos disponíveis para tratamento cirúrgico endoscópico de cálculos urinários, permanece incidência previsível de complicações nos procedimentos endourológicos em cálculos ureterais. Ações judiciais e consequentes indenizações devidas a erros médicos decorrentes de procedimentos endourológicos estão progressivamente mais frequentes nos Estados Unidos da América e no Brasil.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Omar Farhat
    Médico urologista especialista em Medicina Legal e Perícia Médica.
  • Carmen Silvia Molleis Galego Miziara, Universidade de São Paulo

    Professora convidada do Curso de Especialização em Medicina Legal e Perícia Médica da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.

  • Daniel Romero Muñoz, Universidade de São Paulo
    Professor titular da Disciplina de Medicina Legal da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.

Downloads

Publicado

2016-12-19

Edição

Seção

Artigo

Como Citar

Implicações médico-legais da indicação de tratamento cirúrgico imediato em episódios de cólica nefrética. (2016). Saúde Ética & Justiça , 21(2), 57-62. https://doi.org/10.11606/issn.2317-2770.v21i2p57-62