Implicações médico-legais da indicação de tratamento cirúrgico imediato em episódios de cólica nefrética

Autores

  • Omar Farhat
  • Carmen Silvia Molleis Galego Miziara Universidade de São Paulo
  • Daniel Romero Muñoz Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2317-2770.v21i2p57-62

Palavras-chave:

Cálculos Renais, Cálculos Ureterais, Cólica renal, Decisões Judiciais, Erros Médicos, Complicações Pós-Operatórias, Litotripsia, Cateterismo Urinário.

Resumo

A crescente disponibilidade de equipamentos de imagem com maior precisão diagnóstica e de instrumentos cirúrgicos com tecnologia avançada levaram ao aumento na indicação de tratamentos intervencionistas imediatos após episódio de cólica nefrética. Em associação, o maior acesso da população a informações sobre as doenças e tratamentos tem sido acompanhado pelo aumento de questionamentos judiciais sobre procedimentos endourológicos em vários países. A revisão de literatura mostra que, apesar da evolução técnica e dos equipamentos disponíveis para tratamento cirúrgico endoscópico de cálculos urinários, permanece incidência previsível de complicações nos procedimentos endourológicos em cálculos ureterais. Ações judiciais e consequentes indenizações devidas a erros médicos decorrentes de procedimentos endourológicos estão progressivamente mais frequentes nos Estados Unidos da América e no Brasil.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Omar Farhat

Médico urologista especialista em Medicina Legal e Perícia Médica.

Carmen Silvia Molleis Galego Miziara, Universidade de São Paulo

Professora convidada do Curso de Especialização em Medicina Legal e Perícia Médica da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.

Daniel Romero Muñoz, Universidade de São Paulo

Professor titular da Disciplina de Medicina Legal da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.

Downloads

Publicado

2016-12-19

Como Citar

Farhat, O., Miziara, C. S. M. G., & Muñoz, D. R. (2016). Implicações médico-legais da indicação de tratamento cirúrgico imediato em episódios de cólica nefrética. Saúde, Ética & Justiça (e-ISSN 2317-2770), 21(2), 57-62. https://doi.org/10.11606/issn.2317-2770.v21i2p57-62

Edição

Seção

Artigo