Retorno ao Trabalho

Variáveis e ferramentas envolvidas

Autores

  • Camila de Aquino Feijó Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. https://orcid.org/0000-0002-0420-9851
  • Rafael Augusto Tamasauskas Torres Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo.
  • Marcelo Pustiglione Departamento de Medicina Legal, Ética Médica e Medicina Social e do Trabalho da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2317-2770.v24i1p19-28

Palavras-chave:

Retorno ao Trabalho, Avaliação da Capacidade de Trabalho, Motivação, Reabilitação

Resumo

O afastamento do trabalho é um evento complexo. Se por um lado auxilia na recuperação da saúde do trabalhador, por outro pode gerar impactos negativos para o mesmo (desgaste emocional e perdas pessoais) e para a empresa (impacto em custos e produtividade). Assim, é unânime a necessidade de um Programa de Retorno ao Trabalho que viabilize a reinclusão do trabalhador em sua atividade laboral o mais precocemente possível. Este estudo teve como objetivo identificar possíveis variáveis qualitativas envolvidas no processo de retorno ao trabalho e as ferramentas que avaliam/trabalham com estas variáveis. Foi realizada uma revisão bibliográfica nas bases de dados Pubmed, Lilacs e SciELO que resultou em um total de 20 artigos. Os facilitadores do retorno ao trabalho categorizados foram: motivação, rede de apoio de familiares e amigos, programa de reabilitação profissional, autoeficácia, adequações no ambiente de trabalho e prontidão. Os fatores que dificultam o retorno: busca de compensação financeira, altas expectativas, trabalho desvalorizado ou pesado e mudanças físicas, estéticas e emocionais. Foram listadas nove ferramentas como auxiliares no processo, explicitando a função de cada uma delas. Essas variáveis e ferramentas são fundamentais na construção de um programa de retorno ao trabalho.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Camila de Aquino Feijó, Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.

    Curso de Especialização em Medicina do Trabalho da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.

  • Rafael Augusto Tamasauskas Torres, Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo.

    Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo.

  • Marcelo Pustiglione, Departamento de Medicina Legal, Ética Médica e Medicina Social e do Trabalho da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.

    Preceptor da residência em Medicina do Trabalho da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. 

Downloads

Publicado

2019-07-12

Edição

Seção

Artigo

Como Citar

Retorno ao Trabalho: Variáveis e ferramentas envolvidas. (2019). Saúde Ética & Justiça , 24(1), 19-28. https://doi.org/10.11606/issn.2317-2770.v24i1p19-28