Análise de DNA em medicina legal, banco de dados e controle de qualidade

Autores

  • Edna Sadayo Miazato Iwamura Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo FM/USP.
  • Daniel Romero Muñoz Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo FM/USP.

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2317-2770.v8i1-2p13-17

Palavras-chave:

Antropologia forense. DNA. Bases de dados factuais. Brasil.

Resumo

As análises forenses com finalidade identificatória têm sido utilizadas com considerável sucesso nos últimos anos, graças aos acelerado avanço das técnicas de biologia molecular e métodos de tipagem de DNA. Os autores, após descrevem a rápida evolução dessas técnicas e a criação de bancos de dados DNA em alguns países, discutem a necessidade de normas, padronização, o controle de qualidade e os cuidados na coleta e preservação das amostras biológicas, para a adequada utilização dessa tipagem de DNA, bem como as perspectivas para o Brasil nesse cenário de avanço tecnológico. Abordam, também, os aspectos bioéticos que devem ser considerados na utilização dessa tecnologia.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Edna Sadayo Miazato Iwamura, Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo FM/USP.
    Doutora em Ciências pela Faculdade de Medicina da USP, Especialização em Bioética pela FMU/SP, Bióloga do Depto. de Medicina Legal, Ética Médica, Medicina Social e do Trabalho da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo FM/USP.
  • Daniel Romero Muñoz, Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo FM/USP.
    Professor de Medicina Legal e Bioética do Depto. de Medicina Legal, Ética Médica, Medicina Social e do Trabalho da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo FM/USP.

Downloads

Publicado

2003-11-07

Edição

Seção

Artigo

Como Citar

Análise de DNA em medicina legal, banco de dados e controle de qualidade. (2003). Saúde Ética & Justiça , 8(1-2), 13-17. https://doi.org/10.11606/issn.2317-2770.v8i1-2p13-17