Identificação médico legal de casos com suspeita: levantamento de perícias do Instituto Médico Legal de São Paulo, na década de 90

Autores

  • Alessandra Rezzaghi Pettorutti Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo FM/USP, Instituto Médico Legal de São Paulo.
  • Daniel Romero Muñoz Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo FM/USP, Instituto Médico Legal de São Paulo.
  • Mario Jorge Tsuchiya Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo FM/USP, Instituto Médico Legal de São Paulo e Faculdade de Direito da USP FD/USP.

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2317-2770.v8i1-2p18-23

Palavras-chave:

Medicina legal. Antropologia forense. Identificação de vítimas. Perícia-médica.

Resumo

Os autores realizaram o levantamento de casos de identificação médico legal, com suspeita de ser determinada pessoa, analisados pelo Núcleo de Antropologia do Instituto Médico Legal do Estado de São Paulo, no período de janeiro de 1990 a dezembro de 2000. O levantamento foi realizado através dos laudos médico-legais com o objetivo de obter dados sobre este tipo de perícia, praticamente inexistentes na literatura, bem como verificar os fatores que influenciaram na identificação ou não deste tipo de caso. Resultados: o número total de casos foi de 169, sendo que 125 (73,06%) eram cadáveres putrefeitos ou esqueletizados e 44 (26,03%) carbonizados. Em relação à causa de morte em 93 (55,35%) não foi possível estabelecer a causa de morte e em 39 (23,21%) a morte ocorreu devido a traumatismo crânio encefálico. A identificação resultou positiva em 81 casos (47,9%), utilizando-se os métodos odontológicos em 39 casos (60%), genético em 13 (20%), antropológico em 9 (13,84%) e dactiloscópico em 4 casos (6,15%). Em 88 casos (52,07%) não foi possível resultado conclusivo, atribuindo-se a isto a ausência de elementos de confronto, o qual esteve presente em 82 casos (93,18%). Conclusão: a identificação médico legal depende de elementos de confronto, fornecidos, principalmente pelos familiares, sem os quais não é possível obter um resultado positivo na perícia de identificação médico-legal.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Alessandra Rezzaghi Pettorutti, Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo FM/USP, Instituto Médico Legal de São Paulo.
    Médica Colaboradora do Depto. de Medicina Legal, Ética Médica, Medicina Social e do Trabalho da Faculdade de
    Medicina da Universidade de São Paulo FM/USP, Legista do Instituto Médico Legal de São Paulo, Mestre em Medicina pela FM/USP.
  • Daniel Romero Muñoz, Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo FM/USP, Instituto Médico Legal de São Paulo.
    Professor livre-docente do Depto. de Medicina Legal, Ética Médica, Medicina Social e do Trabalho da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo FM/USP, Legista do Instituto Médico Legal de São Paulo.
  • Mario Jorge Tsuchiya, Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo FM/USP, Instituto Médico Legal de São Paulo e Faculdade de Direito da USP FD/USP.
    Médico Colaborador do Depto. de Medicina Legal, Ética Médica, Medicina Social e do Trabalho da Faculdade de
    Medicina da Universidade de São Paulo FM/USP, Legista do Instituto Médico Legal de São Paulo, Bacharel em Direito pela Faculdade de Direito da USP FD/USP.

Downloads

Publicado

2003-11-07

Edição

Seção

Artigo

Como Citar

Identificação médico legal de casos com suspeita: levantamento de perícias do Instituto Médico Legal de São Paulo, na década de 90. (2003). Saúde Ética & Justiça , 8(1-2), 18-23. https://doi.org/10.11606/issn.2317-2770.v8i1-2p18-23