Considerações sobre o abuso sexual incestuoso: efeitos e possibilidades de intervenção

Autores

  • Carla Júlia Segre Faiman Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, Instituto de Psicologia da USP IP/USP.

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2317-2770.v8i1-2p24-34

Palavras-chave:

Incesto. Complexo de Édipo. Saúde Mental. Violência doméstica.

Resumo

A interdição ao incesto é um elemento fundamental no desenvolvimento do ser humano, tanto no nível individual, no familiar, como no que se refere ao aspecto social. Ela postula limites, define as gerações e introduz uma possibilidade de organização social e psicológica. Os pais exercem funções específicas no desenvolvimento da criança, como o fato de serem os protagonistas naturais das primeiras fantasias sexuais, que configuram o Complexo de Édipo. O incesto corresponde à concretização de impulsos proibidos, que deveriam permanecer impedidos de realização, relacionados ao Complexo de Édipo, o que agrava a violência psicológica desse tipo de abuso sexual, conferindo-lhe especial potencial traumático. No incesto entre pai e filha, tema deste trabalho, as conseqüências emocionais variam bastante e dependem de diversos fatores. No entanto, pode ser estabelecida uma relação entre uma maior dificuldade de integração de conteúdos psíquicos e a experiência de incesto. O atendimento às situações de incesto deve incluir a intervenção da Justiça e da saúde mental.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Carla Júlia Segre Faiman, Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, Instituto de Psicologia da USP IP/USP.
    Psicóloga do Depto. de Medicina Legal, Ética Médica, Medicina Social e do Trabalho da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, Mestre em Psicologia pelo Instituto de Psicologia da USP IP/USP.

Downloads

Publicado

2003-11-07

Edição

Seção

Artigo

Como Citar

Considerações sobre o abuso sexual incestuoso: efeitos e possibilidades de intervenção. (2003). Saúde Ética & Justiça , 8(1-2), 24-34. https://doi.org/10.11606/issn.2317-2770.v8i1-2p24-34