Novos desafios à privacidade: os círculos sociais e as redes sociais (social networks)

Autores

  • Seiiti Arata Junior Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2317-2770.v8i1-2p44-56

Palavras-chave:

Privacidade. Confiabilidade da tecnologia.

Resumo

Os websites de redes sociais (social networks) despertaram grande curiosidade e entusiasmo do mercado brasileiro a partir do ano de 2004. São apresentadas neste estudo breves reflexões acerca da relação entre a estrutura tecnológica e termos de uso implementados e seus efeitos jurídicos sobre a privacidade. A noção de privacidade é historicamente desenvolvida conforme novas tecnologias ameaçam as antigas expectativas de relacionamento social dos indivíduos, e das respostas tecnológicas, éticas e jurídicas que se apresentam. As redes sociais eletrônicas permitem uma integração de diversos círculos sociais inédita, dificultando o tradicional uso de máscaras sociais e separação de informações dentro de determinados contextos. Em algumas situações essa característica pode significar uma ameaça à intimidade, o que deve ser objeto de abordagens jurídicas e tecnológicas. Independente da escolha adotada, o que se deve ter em mente é a subjetividade da noção de verdade, privacidade, intimidade. E que as soluções não devem engessar ou impor níveis arbitrários, mas sim proteger aqueles que buscam um maior resguardo de suas informações ao mesmo tempo que sejam implementados eficientes mecanismos de comunicação que permitam aqueles que buscam expressar-se de forma mais ampla.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Seiiti Arata Junior, Universidade de São Paulo

    Advogado especializado em assuntos ligados à indústria da tecnologia da informação e comunicação. Graduado em Direito pela Universidade de São Paulo – USP, em 2001. Mestrando em Direito Internacional pela Universidade de São Paulo – USP. Ex-Pesquisador da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo – FAPESP (1998-1999). Membro da Comissão Especial de Informática Jurídica da Ordem dos Advogados do Brasil – Secção São Paulo. Autor de artigos jurídicos premiados em competições internacionais no Brasil, Alemanha, Suíça e China.

Downloads

Publicado

2003-11-07

Edição

Seção

Artigo

Como Citar

Novos desafios à privacidade: os círculos sociais e as redes sociais (social networks). (2003). Saúde Ética & Justiça , 8(1-2), 44-56. https://doi.org/10.11606/issn.2317-2770.v8i1-2p44-56