Diagnóstico diferencial das mortes por asfixia

Autores

  • Daniele Zago Souza Polícia Federal no Estado do Rio Grande do Sul.

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2317-2770.v10i1-2p19-25

Palavras-chave:

Asfixia/classificação. Anoxia. Diagnóstico diferencial. Gases asfixiantes. Causa da morte.

Resumo

As mortes por asfixia podem ser causadas por enforcamento, estrangulamento, esganadura, afogamento, sufocação, soterramento ou exposição a atmosferas deficientes em oxigênio. O presente trabalho visa fazer uma revisão dos principais achados perinecroscópicos, necroscópicos, bioquímicos e toxicológicos verificados em casos de morte por asfixia, ressaltando os parâmetros que podem auxiliar no diagnóstico diferencial destes tipos de mortes. Entre os elementos individualizadores dos tipos de asfixia estão lesões cutâneas no pescoço da vítima, nos casos de enforcamento, estrangulamento e esganadura; ferimentos no nariz e boca na sufocação por oclusão dos orifícios respiratórios; fraturas nas costelas, nos casos de sufocação por compressão torácica; corpos estranhos obstruindo as vias respiratórias, nas asfixias aspirativas ou por soterramento; e presença de gases suspeitos nas amostras de sangue e tecidos coletadas do cadáver, somada à atmosfera local compatível, quando o ar é deslocado por gases inertes.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Daniele Zago Souza, Polícia Federal no Estado do Rio Grande do Sul.
    Perita Criminal Federal lotada na Superintendência Regional do Departamento de Polícia Federal no Estado do Rio Grande do Sul.

Downloads

Publicado

2005-11-07

Edição

Seção

Sumário

Como Citar

Diagnóstico diferencial das mortes por asfixia. (2005). Saúde Ética & Justiça , 10(1-2), 19-25. https://doi.org/10.11606/issn.2317-2770.v10i1-2p19-25