Trabalho, saúde e identidade: repercussões do retorno ao trabalho, após afastamento por doença ou acidente, na identidade profissional

Autores

  • Maria Elizabet Lautert de Souza Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo FM/USP.
  • Carla Júlia Segre Faiman Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo FM/USP.

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2317-2770.v12i1-2p22-32

Palavras-chave:

Trabalho. Saúde. Saúde ocupacional. Trabalhadores/psicologia.

Resumo

Este texto propõe uma reflexão sobre as correlações subjetivas existentes entre trabalho, saúde e identidade profissional. O foco do estudo é a situação vivida por trabalhadores que retornam ao trabalho após um período de afastamento devido a fatores relacionados à saúde. A presença de seqüelas ou o desenvolvimento de males crônicos dificultam a reinsercão profissional na medida em que podem impedir o desempenho da atividade profissional anteriormente desenvolvida. Desta forma, o retorno ao trabalho pode ser visto como uma fase associada a intensos conflitos e angústias, com repercussões para a saúde e para a identidade profissional. As entrevistas realizadas com quatro trabalhadoras na situação descrita ilustram a reflexão e mostram algumas das dificuldades vividas no retorno ao trabalho e suas repercussões.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Maria Elizabet Lautert de Souza, Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo FM/USP.
    Psicóloga voluntária do Serviço de Saúde Ocupacional do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo FM/USP.
  • Carla Júlia Segre Faiman, Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo FM/USP.
    Psicóloga do Departamento de Medicina Legal, Ética Médica e Medicina Social e do Trabalho da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo FM/USP.

Downloads

Publicado

2007-11-07

Edição

Seção

Sumário

Como Citar

Trabalho, saúde e identidade: repercussões do retorno ao trabalho, após afastamento por doença ou acidente, na identidade profissional. (2007). Saúde Ética & Justiça , 12(1-2), 22-32. https://doi.org/10.11606/issn.2317-2770.v12i1-2p22-32