Conhecimento do cirurgião-dentista referente à avaliação de próteses parciais removíveis e à responsabilidade nos passos de sua confecção

Autores

  • Luiz Francesquini Júnior Faculdade de Odontologia de Piracicaba-UNICAMP.
  • Célia Marisa Rizatti-Barbosa Faculdade de Odontologia de Piracicaba - UNICAMP.
  • Gláucia Maria Bovi Ambrosano Faculdade de Odontologia de Piracicaba - UNICAMP.
  • Eduardo Daruge Júnior Faculdade de Odontologia de Piracicaba - UNICAMP.
  • Mário Marques Fernandes Pontificia Universidade Católica PUC de Campinas - SP; Faculdade de Odontologia de Piracicaba- UNICAMP; Ministério Público do Estado do Rio Grande do Sul.
  • Leonardo Soriano De Mello Santos Escola de Aperfeiçoamento Profissional - Associação Paulista de Cirurgiões Dentistas EAP-APCD; Faculdade de Odontologia Piracicaba FOP-UNICAMP.

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2317-2770.v14i1p9-16

Palavras-chave:

Odontologia legal. Responsabilidade civil. Prótese parcial removível.

Resumo

Quando se revisa a literatura nacional, pouco se encontra a respeito do conhecimento do Cirurgião-Dentista (CD) no concernente à responsabilidade na qualidade de Próteses Parciais Removíveis (PPR) instaladas. Em vista desta situação, buscou-se verificar o nível de conhecimento destes profissionais, inicialmente os de Piracicaba, SP, no que se refere à instalação de PPRs e analisar a legislação pertinente sobre o papel de todos os envolvidos com a PPR. Após a efetiva análise estatística por meio do teste de qui quadrado, concluiu-se que os pesquisados possuem conhecimentos precários necessários para o estabelecimento de um bom planejamento, confecção, bem como de uma correta avaliação das próteses parciais removíveis instaladas e proservação das mesmas. A legislação e jurisprudência concernente à responsabilidade pelos serviços prestados no tocante à PPR coloca o Cirurgião-Dentista como o único responsável pelos serviços de diagnóstico, planejamento, execução na cavidade bucal, escolha da cor dos dentes, da cor da resina, do tipo, forma e tamanho dos dentes, instalação, avaliação e proservação, sendo que a maioria dos profissionais não tem conhecimento destes fatos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luiz Francesquini Júnior, Faculdade de Odontologia de Piracicaba-UNICAMP.

Especialista, Mestre e Doutor em Odontologia Legal e Deontologia, e Doutor em Clínica Odontológica - Faculdade de Odontologia de Piracicaba-UNICAMP. Professor Colaborador Voluntário da Faculdade de Odontologia de Piracicaba-UNICAMP.

Célia Marisa Rizatti-Barbosa, Faculdade de Odontologia de Piracicaba - UNICAMP.

Professora Titular Doutora da Área de Prótese Dentária da Faculdade de Odontologia de Piracicaba - UNICAMP.

Gláucia Maria Bovi Ambrosano, Faculdade de Odontologia de Piracicaba - UNICAMP.

Professora Titular Livre-Docente da Área de Bioestatística da Faculdade de Odontologia de Piracicaba - UNICAMP.

Eduardo Daruge Júnior, Faculdade de Odontologia de Piracicaba - UNICAMP.

Professor Titular de Odontologia Legal e Deontologia na Faculdade de Odontologia de Piracicaba - UNICAMP.
Coordenador do Curso de Especialização em Odontologia Legal e Deontologia na Faculdade de Odontologia de Piracicaba-UNICAMP.

Mário Marques Fernandes, Pontificia Universidade Católica PUC de Campinas - SP; Faculdade de Odontologia de Piracicaba- UNICAMP; Ministério Público do Estado do Rio Grande do Sul.

Especialista em Prótese Dentária - Pontificia Universidade Católica PUC de Campinas - SP; Aluno do Curso de Especialização em Odontologia Legal e Deontologia da Faculdade de Odontologia de Piracicaba- UNICAMP; Odontólogo do Ministério Público do Estado do Rio Grande do Sul.

Leonardo Soriano De Mello Santos, Escola de Aperfeiçoamento Profissional - Associação Paulista de Cirurgiões Dentistas EAP-APCD; Faculdade de Odontologia Piracicaba FOP-UNICAMP.

Especialista em Cirurgia e Traumatologia Buco Maxilo Faciais pela Escola de Aperfeiçoamento Profissional - Associação Paulista de Cirurgiões Dentistas EAP-APCD Piracicaba-SP; Especialista e Mestre em Odontologia Legal e Deontologia FOP-UNICAMP.

Downloads

Publicado

2009-06-07

Como Citar

Júnior, L. F., Rizatti-Barbosa, C. M., Ambrosano, G. M. B., Júnior, E. D., Fernandes, M. M., & Santos, L. S. D. M. (2009). Conhecimento do cirurgião-dentista referente à avaliação de próteses parciais removíveis e à responsabilidade nos passos de sua confecção. Saúde, Ética & Justiça (e-ISSN 2317-2770), 14(1), 9-16. https://doi.org/10.11606/issn.2317-2770.v14i1p9-16

Edição

Seção

Artigo