O papel do médico legista e de outros profissionais forenses para a preservação do patrimônio arqueológico brasileiro

Autores

  • Daniela Vitorio Fuzinato Instituto Médico Legal IML – SP, Academia de Polícia Civil de São Paulo “Dr. Coriolano Nogueira Cobra” (ACADEPOL - SP).
  • Luiz Roberto Fontes Instituto Medico Legal IML – SP, Biólogo.
  • Sérgio Francisco Monteiro da Silva Arqueólogo e Professor da Academia de Policia de São Paulo ACADEPOL – SP.

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2317-2770.v14i1p17-25

Palavras-chave:

Medicina legal. Arqueologia forense. Remanescentes ósseos humanos. Patrimônio arqueológico. Instrumentos

Resumo

Muitas vezes, em seu ofício, o médico legista e outros profissionais forenses são chamados para analisar restos humanos esqueletizados. Nestes achados, normalmente descobertas fortuitas, esses profissionais podem se deparar com restos ósseos que despertam interesse arqueológico, e não forense, e que, eventualmente, têm grande valor cultural e científico. Nesta situação, as leis e normas referentes à preservação e à manipulação do patrimônio arqueológico devem ser de conhecimento desses profissionais. Um exemplo recente é a descoberta, em fevereiro de 2008, de cadáveres antigos e bem conservados no Museu de Arte Sacra, localizado no Mosteiro da Luz, em pleno centro da cidade de São Paulo – evento que suscitou grande interesse acadêmico, popular e da imprensa. Este trabalho objetiva apresentar e divulgar as informações legais e normativas relativas ao patrimônio arqueológico para orientar médicos legistas e outros profissionais forenses nos procedimentos técnico-operacionais quando do achado de restos ósseos de interesse arqueológico. O patrimônio arqueológico constitui o testemunho essencial de atividades humanas do passado, favorecendo o conhecimento das origens e do desenvolvimento das sociedades humanas, sendo de fundamental importância para a humanidade inteira. Assim, a ciência da legislação de patrimônio arqueológico é fundamental para a salvaguarda do patrimônio nacional e para a melhoria e a conscientização do fazer médico-legal.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Daniela Vitorio Fuzinato, Instituto Médico Legal IML – SP, Academia de Polícia Civil de São Paulo “Dr. Coriolano Nogueira Cobra” (ACADEPOL - SP).
    Médica Legista do Instituto Médico Legal IML – SP, Professora da Academia de Polícia Civil de São Paulo “Dr. Coriolano Nogueira Cobra” (ACADEPOL - SP).
  • Luiz Roberto Fontes, Instituto Medico Legal IML – SP, Biólogo.
    Médico Legista do Instituto Medico Legal IML – SP, Biólogo.
  • Sérgio Francisco Monteiro da Silva, Arqueólogo e Professor da Academia de Policia de São Paulo ACADEPOL – SP.
    Arqueólogo e Professor da Academia de Policia de São Paulo ACADEPOL – SP.

Downloads

Publicado

2009-06-07

Edição

Seção

Artigo

Como Citar

O papel do médico legista e de outros profissionais forenses para a preservação do patrimônio arqueológico brasileiro. (2009). Saúde Ética & Justiça , 14(1), 17-25. https://doi.org/10.11606/issn.2317-2770.v14i1p17-25