A importância do laudo pericial médico na formação do entendimento do juízo: análise de casos de suposta má prática médica em cirurgia geral

Autores

  • Lucas Pedroso Fernandes Ferreira Leal Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo - FCMSCSP.
  • Antônio Milagres Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo - FCMSCSP.

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2317-2770.v17i2p82-90

Palavras-chave:

Laudo pericial, Exames médicos, Erros médicos, Decisões judiciais, Responsabilidade civil.

Resumo

Atualmente, no Brasil, têm aumentado enormemente as demandas jurídicas impetradas por paciente contra seus médicos. A má prática médica é conceituada como a conduta inadequada, que supõe inobservância técnica, capaz de produzir dano à vida ou agravo à saúde de outrém, mediante imperícia, imprudência ou negligência. A ausência de conhecimento técnico em medicina faz com que a autoridade judicial se utilize da perícia médica para apuração da responsabilidade civil dos envolvidos. O objetivo deste trabalho foi avaliar a importância do laudo pericial médico na formação do entendimento da autoridade judicial em casos de alegada má prática médica na especialidade de cirurgia geral e verificar o impacto da perícia médica na formação de seu convencimento. Estudaram-se os laudos oficiais e as decisões judiciais do ano de 2009 de 100 processos cíveis referentes à má prática médica na especialidade de cirurgia geral, propostas no estado de São Paulo, até a primeira instância. Observaram-se os elementos do laudo pericial e a fundamentação da sentença. Determinaram-se a concordância e a discordância entre os entendimentos médico e jurídico em cada caso. Em todos os julgados mencionou-se a prova pericial médica. Em 96% dos casos o laudo médico-legal influenciou a decisão judicial. 80% das sentenças foi desfavorável aos autores. Em 84% dos casos, o perito não estabeleceu nexo de causalidade. Houve, em 16% das perícias realizadas, elementos que permitiram concluir pela ocorrência de má prática médica. A concordância deu-se, especificamente, em 75% quanto à conduta médica inadequada e em 100% quando se considerou a assistência prestada adequada. Constatou-se que a perícia médica é o principal meio de prova nas ações que versam sobre má prática médica. Demonstrou-se a grande influência do laudo pericial na decisão pela procedência, ou não, das ações. O fornecimento adequado à autoridade competente de esclarecimentos sobre a matéria em tela, com base em conhecimentos científicos, é responsável pela formação do convencimento do magistrado, contribuindo para que se faça justiça.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Lucas Pedroso Fernandes Ferreira Leal, Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo - FCMSCSP.
    Especialista em Cirurgia Geral e Medicina Legal, Pós-graduado em Medicina Legal e Perícias Médicas – Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo - FCMSCSP.
  • Antônio Milagres, Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo - FCMSCSP.
    Professor Doutor, Orientador de curso do Departamento de Medicina Legal – Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo - FCMSCSP.

Downloads

Publicado

2012-12-24

Edição

Seção

Artigo

Como Citar

A importância do laudo pericial médico na formação do entendimento do juízo: análise de casos de suposta má prática médica em cirurgia geral. (2012). Saúde Ética & Justiça , 17(2), 82-90. https://doi.org/10.11606/issn.2317-2770.v17i2p82-90