Análise de polimorfismos do gene MC1R associados a fenótipos humanos de pigmentação na população brasileira.

Autores

  • LA Marano Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo - FMRP-USP.
  • AL Simões Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo - FMRP-USP.
  • EA Donadi Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo - FMRP-USP.
  • CT Mendes-Junior Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo - FFCLRP-USP.

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2317-2770.v18ispep55-61

Palavras-chave:

MC1R, Polimorfi smos, Pigmentação, Pele, Olhos, Cabelo, População brasileira.

Resumo

Dentre os genes conhecidos por infl uenciarem a variação normal de pigmentação de olhos, pele e cabelos em humanos, o gene MC1R (receptor de melanocortina 1) é o mais bem caracterizado até o momento. A atuação do MC1R ocorre pela produção de uma proteína transmembrana nos melanócitos, responsável pela regulação da produção de melanina nos mesmos. Sabe-se que a atuação do MC1R determina a proporção entre eumelanina (coloração castanha/preta) e feomelanina (amarela/vermelha) presente nos melanócitos. O presente trabalho tem como objetivo analisar os SNPs conhecidos do gene MC1R com o propósito de se avaliar a infl uência da diversidade deste gene em características como a presença de sardas e variação da pigmentação dos olhos, pele e cabelos em humanos. Foram analisados 29 SNPs conhecidos da região codifi cadora do gene MC1R em 296 indivíduos da região de Ribeirão Preto, SP. A extração do DNA foi feita pela técnica de salting-out. A região codifi cadora do gene MC1R (951pb) foi amplifi cada em uma única reação de PCR, a qual foi sequenciada em um analisador genético ABI-PRISM 310 por eletroforese capilar, utilizando-se os mesmos primers empregados para a amplifi cação. Dos 29 SNPs avaliados, 22 deles mostraram variação nas amostras estudadas, sendo que metade deles demonstrou estar associados a características de pigmentação. Observou-se um conjunto de SNPs associados claramente à fenótipos relacionados à feomelanina (+1645 A, +1831 T,+1858 T e +2260 C), enquanto outros se relacionam à ocorrência de eumelanina (+1558 G, +2322 G, +2346 A). O presente trabalho apresenta associações signifi cativas entre SNPs individuais e pigmentação de olhos, cabelos e pele, sendo que nosso dados confi rmam que tal gene também desempenha papel relevante na variação de pigmentação na população Brasileira.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • LA Marano, Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo - FMRP-USP.
    Departamento de Genética, Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto, SP, Brasil.
  • AL Simões, Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo - FMRP-USP.
    Departamento de Genética, Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto, SP, Brasil.
  • EA Donadi, Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo - FMRP-USP.
    Divisão de Imunologia Clínica, Departamento de Clínica Médica, Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto, SP, Brasil.
  • CT Mendes-Junior, Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo - FFCLRP-USP.
    Departamento de Química, Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto, SP, Brasil

Downloads

Publicado

2013-12-26

Edição

Seção

Artigo

Como Citar

Análise de polimorfismos do gene MC1R associados a fenótipos humanos de pigmentação na população brasileira. (2013). Saúde Ética & Justiça , 18(spe), 55-61. https://doi.org/10.11606/issn.2317-2770.v18ispep55-61