Entre a passagem e a permanência: estética do desaparecimento em Linz – Quando Todos os Acidentes Acontecem
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2316-7114.sig.2016.110087Palavras-chave:
passagem, permanência, desaparecimento, fracasso, cinema brasileiroResumo
Este artigo busca compreender como a experiência do fracasso e da desaparição é explorada em Linz – Quando Todos os Acidentes Acontecem (2013), primeiro longa-metragem de ficção do realizador cearense Alexandre Veras. O objetivo da análise do filme é situar a relação entre passagem e permanência como elemento dramatúrgico que contribui para o pensamento em torno de uma estética do desaparecimento.Downloads
Referências
ARON, I. “Lenz: A trajetória do ser humano”. Fragmentos, Florianópolis, v. 1, n. 2, 1986, p. 45-53.
AUMONT, J. (org.). A estética do filme. Campinas: Papirus, 1995.
AZEVEDO, F. G. “O espírito dos coletivos”. Jornal O POVO, Caderno Vida & Arte, Fortaleza, 3 ago. 2013, p. 6.
BATISTA, R. “A potência do acidente”. Jornal O POVO, Caderno Vida & Arte, Fortaleza, 3 ago. 2013, p. 3.
BERSANI, L.; DUTOIT, U. Arts of impoverishment: Beckett, Rothko, Resnais. Cambridge: Massachusetts: Harvard University Press, 1993.
BORDWELL, D. Figuras traçadas na luz: a encenação no cinema. Campinas, SP: Papirus, 2008.
IKEDA, M. “O cinema de garagem: desafios e apontamentos para uma curadoria em construção”. In.: IKEDA, M.; LIMA, D. (orgs). Cinema de Garagem 2014. Rio de Janeiro: WSET Multimídia, 2014.
__________. “Linz, o Umberto D do novo cinema cearense”. Cinecasulofilia, Fortaleza, 2 fev. 2013. Disponível em <http://cinecasulofilia.blogspot.com.br/2013/02/linz-o-umberto-d-do-novo-cinema-cearense.html >. Acesso em 26 jul. 2015.
LIMA, M. R. “Dois teatros, um depoimento”. Jornal O POVO, Caderno Vida & Arte, Fortaleza, 3 ago. 2013, p. 4.
LOPES, D. “Invisibilidade e Desaparecimento”. In: MARGATO, I; GOMES, R. C. (orgs.). Espécies de Espaço: territorialidades, literatura e mídia. Belo Horizonte: UFMG, 2008.
_________. No Coração do Mundo. Rio de Janeiro: Rocco, 2012.
O PASSAGEIRO e o permanente. Diário do Nordeste, Fortaleza, 6 ago. 2013, p. 1.
PARENTE, G. “Vilas Volantes :: Alexandre Veras :: 2005”. Cine Caolho, Fortaleza, 15 ago. 2007. Disponível em <http://cine-caolho.blogspot.com.br/2007/08/vilas-volantes-alexandre-veras-2005.html >. Acesso 26 jul. 2015.
RIBEIRO, F. “O estranho contracolonial”. Jornal O POVO, Caderno Vida & Arte, Fortaleza, 3 ago. 2013, p. 5.
VIEIRA, C. “Mosaico em construção: breve panorama da nova produção audiovisual cearense”. In. IKEDA, M.; LIMA, D. (orgs). Cinema de garagem: panorama da produção brasileira independente do novo século. Rio de Janeiro: WSET Multimídia, 2012.
ZUFFEREY, N. “Aspects philosophiques de la disparition”. In. Intermédialités, Montréal: Centre de recherche sur l’intermédialité, n. 10, 2007.
Referências audiovisuais
LINZ – Quando Todos os Acidentes Acontecem. Alexandre Veras, Brasil, 2013.
VILAS Volantes. Alexandre Veras, Brasil, 2005.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2016 Camila Vieira da Silva
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista para fins não comerciais.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.