O rosto e a voz como inscrições do sofrimento em dois road movies

Autores

  • Gustavo Souza da Silva Universidade Paulista

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-7114.sig.2016.114479

Palavras-chave:

Filme de estrada, emoção, close-up, voz.

Resumo

The brown bunny (Vincent Gallo, 2003) e Viajo porque preciso, volto porque te amo (Marcelo Gomes e Karim Aïnouz, 2010) são dois filmes de estrada com muitos pontos em comum: o principal deles é o estado de espírito de seus protagonistas, Bud Clay e José Renato, que sofrem pelo término de seus relacionamentos afetivos. Diante disso, este trabalho discute o enquadramento dos road movies na seara dos gêneros cinematográficos, para, a seguir, debater como os filmes inscrevem na imagem e no som o estado emocional de seus personagens. A hipótese é de que os close-ups no rosto de Clay e os relatos orais de José Renato funcionam como catalisadores das emoções dos protagonistas nesses dois filmes.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Gustavo Souza da Silva, Universidade Paulista
    Doutor em Ciências da Comunicação pela ECA/USP (2011), mestre em Comunicação e Cultura pela ECO/UFRJ (2006) e graduado em Comunicação Social/Jornalismo pela UFPE (2003). Professor do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Midiática da Universidade Paulista.

Referências

AUMONT, J. El rostro en el cine. Barcelona; Buenos Aires: Paidós, 1998.

BAKHTIN, M. Estética da criação verbal. 3. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2003.

BALÁZS, B. “A face do homem”. In: XAVIER, Ismail (org.). A experiência do cinema. Rio de Janeiro: Graal, 1983.

BARTHES, R. Mitologias. 3. ed. Rio de Janeiro: Difel, 2007.

BAZIN, A. O cinema: ensaios. São Paulo: Brasiliense, 1991.

BORDEN, I. Drive: journeys through film, cities and landscapes. Londres: Reaktion Books, 2013.

CHION, M. A audiovisão: som e imagem no cinema. Lisboa: Texto e Grafia, 2011.

CORRIGAN, T. Cinema without walls: movies and culture after Vietnam. New Brunswick: Rutgers University Press, 1991.

_______. O filme-ensaio. Desde Montaigne e depois de Marker. São Paulo: Papirus, 2015.

DIDI-HUBERMAN, G. Que emoção! Que emoção? Lisboa: KKYM, 2015.

EAGLETON, T; BEAUMONT, M. A tarefa do crítico: diálogos com Terry Eagleton. São Paulo: Editora Unesp, 2010.

ELEFTHERIOTIS, D. Cinematic journeys: film and moviment. Edinburgh: Edinburgh University Press, 2012.

FEATHERSTONE, M. “Automobilities: an introduction”. Theory, Culture & Society. Londres, vol. 21, n. 4-5, p. 1-24, 2004.

LADERMAN, D. Driving visions: exploring road movie. Austin: University of Texas Press, 2002.

MUNSTENBERG, H. “As emoções”. In: XAVIER, Ismail (org.). A experiência do cinema. Rio de Janeiro: Graal, 1983.

PAIVA, S. “Roteiros abertos em filmes de busca”. XXXV Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2012, Fortaleza. Anais eletrônicos. Disponível em http://www.intercom.org.br/papers/nacionais/2012/resumos/R7-2489-1.pdf. Acesso em 10 de dezembro de 2015.

PLANTINGA, C; SMITH, G. M. (orgs). Passionate views: film, cognition, and emotion. Baltimore: The Johns Hopkins University Press, 1999.

PODALSKY, L. The politics of affect and emotion in contemporary latin american cinema: Argentina, Brasil, Cuba, and Mexico. Nova York: Palgrave Macmillan, 2011.

SHELLER, Mimi. Automotive emotions: feeling the car. Theory, Culture & Society. Londres, vol. 21, n. 4-5, p. 221-242, 2004.

Referências audiovisuais

SERTÃO de acrílico azul piscina. Marcelo Gomes e Karim Aïnouz, Brasil, 2004.

THE BROWN bunny. Vincent Gallo, Estados Unidos, 2003.

VIAJO porque preciso, volto porque te amo. Marcelo Gomes e Karim Aïnouz, Brasil, 2010.

Downloads

Publicado

2016-12-21

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

O rosto e a voz como inscrições do sofrimento em dois road movies. (2016). Significação: Revista De Cultura Audiovisual, 43(46), 69-84. https://doi.org/10.11606/issn.2316-7114.sig.2016.114479