Pedagogias do cinema: montagem

Autores

  • Cezar Migliorin Universidade Federal Fluminense
  • Elianne Ivo Barroso Universidade Federal Fluminense

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-7114.sig.2016.115323

Palavras-chave:

cinema, montagem, educação, pedagogia

Resumo

Este artigo pretende aprofundar a pista lançada pelo crítico francês Serge Daney de que o cinema inventa uma pedagogia. Essa intuição, desenvolvida nos anos 1970, é retomada por diversos pensadores, na Europa e no Brasil. Esta pedagogia não trata o cinema como transmissor privilegiado, mas como inventor de formas de engajamento do espectador no compartilhamento sensível de ideias, conceitos, percepções de mundo e conhecimento. Esse artigo atravessa a história do cinema, se concentrando em cineastas e teóricos que nos possibilitam desenhar uma noção de pedagogia baseada na montagem cinematográfica.

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Biografia do Autor

  • Cezar Migliorin, Universidade Federal Fluminense
    Cezar Migliorin é professor do Departamento de Cinema e membro do Programa de Pós-Graduação em Comunicação na UFF. Coordenador do projeto nacional de cinema, educação e direitos humanos: Inventar com a Diferença. Doutor pela UFRJ e Sorbonne Nouvelle, na França, com pós-doutorado pela University of Roehampton, na Inglaterra. Foi professor visitante na Universidade de Salzburg na Áustria e na Universidade Louis Loumière - Lyon II, na França. Organizador do livro Ensaios no Real: o documentário brasileiro hoje (2010), autor do livro de ficção A menina (2014) e Inevitavelmente cinema: educação, política e mafuá (2015) ? todos editados pela Ed. Azougue - e do livro Cartas sem resposta (2015), pela Ed. Autêntica. É co-editor da Revista Ciberlegenda e Presidente da Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual.
  • Elianne Ivo Barroso, Universidade Federal Fluminense

    Possui graduação em Comunicação Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1985), mestrado em Recherches Cinématographiques et Audiovisuelles - Université de Paris III (Sorbonne-Nouvelle) (1990) e doutorado em Comunicação e Cultura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2002). Atualmente é professora adjunta IV e coordenadora do Labores - Laboratório de Extensão e Pesquisa da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Cinema, atuando principalmente nos seguintes temas: cinema, montagem audiovisual, efeitos especiais e produção audiovisual

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Publicado

2016-12-21

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Pedagogias do cinema: montagem. (2016). Significação: Revista De Cultura Audiovisual, 43(46), 15-28. https://doi.org/10.11606/issn.2316-7114.sig.2016.115323