O discurso da participação: um estudo da performance de imersão em anúncios publicitários

Autores

  • Elizabeth Moraes Gonçalves Universidade Metodista de São Paulo
  • Gustavo Moreira Zanini Universidade Metodista de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-7114.sig.2016.116302

Palavras-chave:

publicidade, discurso, prossumidor, imersão narrativaPublicidade, Pós-estruturalismo, Prossumidor, Imersão narrativa.

Resumo

As transformações culturais e tecnológicas resultam na emergência de novas posturas comunicacionais para atender as exigências de um contexto essencialmente participativo e interativo, no qual a publicidade é desafiada a adotar novos padrões argumentativos. Com aportes teóricos dos campos da linguagem e dos discursos sociais, procuramos demonstrar como a publicidade vem incorporando a fala e a (re)ação de seus interlocutores na construção de suas narrativas. Essa nova circularidade discursiva parte de novos modelos de relação entre os agentes dessa comunicação e apontam para a consecução de objetivos que se materializam na imersão de um sujeito ideológico num contexto organizacional

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Biografia do Autor

  • Elizabeth Moraes Gonçalves, Universidade Metodista de São Paulo
    Doutora em Comunicação Social e docente no Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social da Universidade Metodista de São Paulo.
  • Gustavo Moreira Zanini, Universidade Metodista de São Paulo
    Doutorando do PPG em Comunicação Social da Universidade Metodista de São Paulo. Linha de pesquisa: Comunicação Institucional e Mercadológica. Pesquisador da publicidade e da comunicação mercadológica sob a perspectiva da linguagem e dos discursos sociais. Membro do Grupo de Pesquisa Estudos de Comunicação e Linguagem - COLING.

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Publicado

2016-12-21

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

O discurso da participação: um estudo da performance de imersão em anúncios publicitários. (2016). Significação: Revista De Cultura Audiovisual, 43(46), 214-229. https://doi.org/10.11606/issn.2316-7114.sig.2016.116302