No rosto, lê-se o homem: a fisiognomonia no cinema

Autores

  • Pedro Maciel Guimarães Universidade Estadual de Campinas. Instituto de Artes

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-7114.sig.2016.121048

Palavras-chave:

estética do cinema, corpo no cinema, atuação no cinema

Resumo

Traçar a trajetória do conceito de fisiognomonia, o estudo da fisionomia humana como índice de conhecimento sobre as características abstratas e subjetivas a partir dos traços da cabeça e do rosto. Partindo do princípio que a fisiognomonia rege as ciências naturais e também a cultura e os meios de representação, visa-se investigar a manifestação do estudo do rosto humano no cinema como elemento de significação e criação de sentido. Serão abordados vertentes do estudo fisiognomônico como a analogia entre a face do homem e a face do animal, o aspecto visual do rosto como elemento estético e narrativo, a importância da relação dentro-fora na construção da atuação e a fisiognomonia étnica.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

AUMONT, J. Du visage au cinéma. Paris: Ed. De l’étoile/Cahiers du Cinéma, 1992.

BALAZS, B. L’Esprit du cinéma (1930). Paris: Payot, 2011.

AMIEL, V. et. al. Dictionnaire critique de l’acteur: théâtre et cinéma. Rennes: Presses Universitaires de Rennes, 2012.

COURTINE, J. J.; HAROCHE, C. Histoire du visage. Exprimer et taire ses émotions (du XVI siècle au début du XIX siècle) (1988). Paris: Payot-Rivages, 2007.

DAMOUR, C. “L’influence de Delsarte dans le jeu de l’acteur de cinéma aux Etats-Unis”. In. AMIEL, V. et. al. (org.). L’acteur de cinéma: approches plurielles. Rennes: PUR, 2007.

DARWIN, C. A expressão das emoções no homem e nos animais (1872). São Paulo: Schwarcs, 2000.

DIDI-HUBERMAN, G. Invenção da histeria. Charcot e a iconografia fotográfica da Salpêtrière (1982). Rio de Janeiro: Contraponto, 2015.

GUNNING, T. “O retrato do corpo humano: a fotografia, os detetives e os primórdios do cinema”. In. CHARNEY, L., SCHWARTZ V. R. (org.). O cinema e a invenção da vida moderna (1995). São Paulo: Cosac Naify, 2004.

IAMPOLSKI, M. “Visage-masque et visage-machine”. In. ALBERA, F. (org.). Vers une théorie de l’acteur. Lausanne: L’Age d’Homme, 1994.

MOULLET, L. La politique des acteurs. Paris: Cahiers du Cinéma, 1993.

PAINI, D. “Miroitements”. In. AUMONT, J. (org.). L’Invention de la figure humaine. Le cinéma: l’humain et l’inhumain. Paris: La Cinémathèque Française, 1995.

PERCIVAL, M. The appearance of character, physiognomy and facial expression in eighteenth-century France. London: W.S. Maney and Son, 1999.

LAVATER, J. K. Essai sur la physiognomonie, destiné à faire connoître l'homme et à le faire aimer (1775-1778). La Haye: 1781-1803.

STRASBERG, L. Um Sonho de Paixão : o desenvolvimento do Método (1987). Rio de Janeiro: Civilização Brasileira S.A., 1990.

THOMASSEAU, J. M. O Melodrama (1984). São Paulo: Perspectiva, 2005.

Referências audiovisuais

ANGEL Eyes (Olhar de Anjo). Luis Mandoki, Estados Unidos, 2001.

ARSENIC and Old Lace (Esse mundo é um hospício). Frank Capra, Estados Unidos, 1944.

BOUDU sauvé des eaux (Boudu, salvo das águas). Jean Renoir, França, 1932.

FLYING Down to Rio (Voando para o Rio). Thornton Freeland, Estados Unidos, 1933.

Femmes (8 Mulheres). François Ozon, França, 2002.

L’ATALANTE (O Atalante). Jean Vigo, França, 1934.

PIERROT le Fou (O demônio das onze horas). Jean-Luc Godard, França, 1965.

STACHKA (A Greve). Serguei M. Eisenstein, URSS, 1925.

TAZA, Son of Cochise (Herança Sagrada). Douglas Sirk, Estados Unidos, 1954.

THE Kiss of the Spider Woman (O Beijo da Mulher Aranha). Hector Babenco, Estados Unidos-Brasil, 1985.

THE Teahouse of the August Moon (A Casa de Chá do Luar de Agosto). Daniel Mann, Estados Unidos, 1956.

The Women (As Mulheres). George Cukor, Estados Unidos, 1939.

VIVA Zapata. Elia Kazan, Estados Unidos, 1952.

WEST Side Story (Amor Sublime Amor). Robert Wise e Jerome Robbins, Estados Unidos, 1961.

Downloads

Publicado

2016-12-21

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

No rosto, lê-se o homem: a fisiognomonia no cinema. (2016). Significação: Revista De Cultura Audiovisual, 43(46), 85-105. https://doi.org/10.11606/issn.2316-7114.sig.2016.121048