O cinema na cidade em eclosão: “Salas de cinema e história urbana de São Paulo (1895-1930)”, de José Inacio de Melo Souza

Autores

  • Danielle Crepaldi Carvalho Doutorado IEL-UNICAMP

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-7114.sig.2016.123741

Palavras-chave:

cinema silencioso, cinema e arquitetura, cinema e cidade

Resumo

A presença do cinema em São Paulo, de fins do XIX a 1930, confunde-se – a exemplo do que aconteceu no Rio de Janeiro – com o período de ascensão da cidade de recanto provinciano a grande metrópole. A relação entre cinema e cidade está muito bem apanhada neste livro de José Inacio de Melo Souza, percurso original pelas vias da capital paulistana, do “Triângulo” aos arrabaldes, tendo como mapa os projetos arquitetônicos relativos à construção de salas de cinema. Neste contexto, o projeto de lei de fevereiro de 1916, que regulamenta a construção desses espaços, surge como ponto de virada, prenunciando a transformação da cidade na “Pauliceia desvairada” que seria decantada anos depois pelos Modernistas.

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Biografia do Autor

  • Danielle Crepaldi Carvalho, Doutorado IEL-UNICAMP
    Formada em Letras pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), com Mestrado sobre a produção teatral brasileira de fins do século XIX e Doutorado que investiga a relação que os cronistas brasileiros de 1894 a 1922 estabeleceram com o cinema. É Pós-Doutoranda na Escola de Comunicações e Artes de São Paulo, com pesquisa que investiga os usos dos sons no cinema silencioso. Coorganizadora de edições anotadas de seletas de contos de escritores brasileiros pré-modernistas e modernistas e cotradutora da tradução ao português e análise crítica do melodrama francês "L'Auberge des Adrets", tem igualmente publicados artigos a respeito da literatura, teatro e cinema, suas áreas de interesse. 

Referências

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Publicado

2016-12-21

Edição

Seção

Resenhas

Como Citar

O cinema na cidade em eclosão: “Salas de cinema e história urbana de São Paulo (1895-1930)”, de José Inacio de Melo Souza. (2016). Significação: Revista De Cultura Audiovisual, 43(46), 249-257. https://doi.org/10.11606/issn.2316-7114.sig.2016.123741