Estratégias enunciativas em Google Spotlight Stories: o olhar da semiótica de Greimas nos vídeos 360°

Autores

  • Ana Silvia Lopes Davi Médola Universidade Estadual Paulista
  • Bruno Jareta de Oliveira Universidade Estadual Paulista

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-7114.sig.2017.136716

Palavras-chave:

vídeo 360°, realidade virtual, linguagem audiovisual, enunciação, Google Spotlight Stories.

Resumo

As lógicas de linearidade e práticas de fruição e interação introduzidas pelos vídeos 360° para dispositivos móveis e aparelhos de realidade virtual constituem um marco na forma expressiva audiovisual. Ao subverter a dinâmica da montagem como elemento fundante dos efeitos de continuidade, os vídeos 360° introduzem nova racionalidade na representação do espaço e conferem ao espectador parte do poder de decisão sobre o que ver. Sistema de significação próprio das tecnologias digitais, a visualidade inaugurada nos vídeos 360° recebe neste trabalho o olhar da semiótica greimasiana sobre as estratégias enunciativas que regem novas formas de espacialização e efeitos de imersão no audiovisual.

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Biografia do Autor

  • Ana Silvia Lopes Davi Médola, Universidade Estadual Paulista

    Livre-Docente em Comunicação Televisual pela Universidade Estadual Paulista (Unesp). Docente do Departamento de Comunicação Social – Curso de Radialismo – e do Programa de Pós-Graduação em Comunicação. Líder do Grupo de Estudos Audiovisuais (GEA).

  • Bruno Jareta de Oliveira, Universidade Estadual Paulista

    Doutorando em Comunicação pela Universidade Estadual Paulista (Unesp) e membro do Grupo de Estudos Audiovisuais (GEA).

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Publicado

2017-12-19

Como Citar

Estratégias enunciativas em Google Spotlight Stories: o olhar da semiótica de Greimas nos vídeos 360°. (2017). Significação: Revista De Cultura Audiovisual, 44(48), 68-85. https://doi.org/10.11606/issn.2316-7114.sig.2017.136716