As formas da materialidade: quadro, escala e afeto no cinema de Ramsay

Autores

  • Mariana Cunha Universidade Federal de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-7114.sig.2018.137394

Palavras-chave:

Lynne Ramsay, materialidade, afeto

Resumo

Este artigo examina a relação entre as narrativas de causalidade mínima e a construção dos espaços e enquadramentos de corpos e paisagens nos dois primeiros longas-metragens de Lynne Ramsay, Ratcatcher (1999) e Morvern Callar (2002). Busca-se analisar como os filmes põem em cena os efeitos do trauma a partir de uma estética que privilegia o uso não convencional da escala e do movimento. Desse modo, a análise sugere que as escolhas estéticas de Ramsay, ao retratar narrativas minimalistas, criam paisagens afetivas a partir da experiência sensorial e corpórea dos filmes. Propõe-se que o cinema de Ramsay privilegia uma matriz estética do íntimo e do detalhe do cotidiano, que possibilita o surgimento do afeto e revela sua potência poética e política.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Mariana Cunha, Universidade Federal de Pernambuco

    Pesquisadora do Programa Nacional de Pós-Doutorado (PNPD/Capes) do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Recife, Brasil.

Referências

AUMONT, J. Du visage au cinéma. Paris: Edition de L’Etoile/Cahiers du Cinéma, 1992.

BOGUE, R. Deleuze on cinema. New York; London: Routledge, 2003.

BRUNO, G. Surface: matters of aesthetics, materiality and media. Chicago: University of Chicago Press, 2014.

CREATIVE Scotland. Review of the film sector in Scotland. 2014. Disponível em: bit.ly/2FTcIgQ. Acesso em: 29 jun. 2017.

DELEUZE, G. Cinema 1: the movement-image. Minneapolis: University of Minnesota Press, 1986.

______. Cinema 2: the time-image. Minneapolis: University of Minnesota Press, 1989.

DELEUZE, G; GUATTARI, F. Kafka: por uma literatura menor. Rio de Janeiro: Imago, 1977.

DOANE, M. A. The close-up: scale and detail in the cinema. Differences: A Journal of Feminist Cultural Studies, Durham, v. 14, n. 3, p. 89-111, 2003.

FATORELLI, A. Imagem e afecção. Galáxia, São Paulo, n. 23, p. 48-58, 2012.

FISHER, A. Photographic scale. Philosophy of Photography, [S.l.], v. 3, n. 2, p. 310-329, 2012.

HJORT, M. Small nation, global cinema: the new Danish cinema. Minneapolis: University of Minnesota Press, 2005.

KENDALL, T. “The in-between of things”: intermediality in Ratcatcher. New Review of Film and Television Studies, Abingdon, v. 8, n. 2, p. 179-197, 2010.

KING, A. Fault lines: Deleuze, cinema, and the ethical landscape. In: CHOI, J.; FREY, M. (Org.) Cine-ethics: ethical dimensions of film theory, practice, and spectatorship. London; New York: Routledge, 2014. p. 57-75.

LEFEBVRE, M. Between setting and landscape in the cinema. In: ______. (Ed.) Landscape and film. London; New York: Routledge, 2006. p. 19-59.

MACHADO, R. Deleuze, a arte e a filosofia. 2. ed. Rio de Janeiro: Zahar, 2009.

MARKS, L. The skin of film: intercultural cinema, embodiment and the senses. Durham; London: Duke University Press, 2000.

MARTIN-JONES, D. Scotland: global cinema: genres, modes and identities. Edinburgh: Edinburgh University Press, 2009.

MASSUMI, B. Parables of the virtual: movement, affect, sensation. Durham; London: Duke University Press, 2002.

MAZIS, G. Merleau-Ponty and the face of the world: silence, ethics, imagination and poetic ontology. New York: Suny Press, 2016.

NATIONAL RECORDS OF SCOTLAND. Scotland’s population: the Registrar General’s Annual Review of Demographic Trends 2016. 2017. 123 p. Disponível em: bit.ly/2Hy94Gu. Acesso em: 22 nov. 2017.

RODOWICK, D. N. Gille Deleuze’s time machine. Durham; London: Duke University Press, 1997.

RUTHERFORD, A. Film, trauma and the enunciative present. In: ATKINSON, M.; RICHARDSON, M. (Ed.) Traumatic affect. Cambridge: Cambridge Scholars Publishing, 2013. p. 80-128.

Referências audiovisuais

MORVERN Callar. Lynne Ramsay, Reino Unido; Canadá, 2002.

RATCATCHER. Lynne Ramsay, Reino Unido; França, 1999.

Downloads

Publicado

2018-04-27

Como Citar

As formas da materialidade: quadro, escala e afeto no cinema de Ramsay. (2018). Significação: Revista De Cultura Audiovisual, 45(49), 96-112. https://doi.org/10.11606/issn.2316-7114.sig.2018.137394