Dona Flor e seus dois maridos e a recepção histórica da crítica

Autores

  • Regina Gomes Universidade Federal da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-7114.sig.2018.138138

Palavras-chave:

Dona Flor e seus dois maridos, recepção, crítica de cinema

Resumo

O presente artigo tem por objetivo central analisar textos da crítica (nacional e internacional) do filme Dona Flor seus dois maridos, publicados na seção “Dossiês críticos” da revista brasileira Filme Cultura em 1979. O filme, campeão de bilheteria, dividiu opiniões e gerou uma série de comentários sobre os rumos que o cinema brasileiro deveria tomar a partir dali. O exame dos textos leva em consideração a crítica como instância de recepção histórica da obra cinematográfica e o crítico como leitor particular de seu tempo.

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Biografia do Autor

  • Regina Gomes, Universidade Federal da Bahia

    Doutora em ciências da comunicação pela Universidade Nova de Lisboa, especialidade de cinema, professora do curso de comunicação social e do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas da Universidade Federal da Bahia (PósCom/UFBA).

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Publicado

2018-04-27

Como Citar

Dona Flor e seus dois maridos e a recepção histórica da crítica. (2018). Significação: Revista De Cultura Audiovisual, 45(49), 231-246. https://doi.org/10.11606/issn.2316-7114.sig.2018.138138