Vigilância e controle na obra de Harun Farocki

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DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-7114.sig.2018.138357

Palavras-chave:

vigilância, controle, imagem, arquivo, Harun Farocki

Resumo

Este artigo busca demonstrar de que forma as imagens utilizadas por Harun Farocki nos filmes Imagens da prisão e Imagens do mundo e inscrições da guerra assumem um caráter operacional, função que as afasta de uma dimensão figurativa, produzindo associações até então não perceptíveis, que revelam aspectos de vigilância e controle aos quais o mundo da produção e do consumo está diretamente vinculado. Com base nas reflexões de Michel Foucault e Gilles Deleuze, é possível evidenciar o caráter normativo da vigilância e suas reconfigurações a partir do avanço tecnológico para um sistema de controle social que funciona de forma aberta e ampliada e tem na imagem o centro de seu mecanismo.

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Biografia do Autor

  • Jamer Guterres de Mello, Universidade Anhembi Morumbi

    Pesquisador de pós-doutorado no Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Anhembi Morumbi. Bolsista PNPD-CAPES. Doutor em Comunicação e Informação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

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Referências audiovisuais

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IMAGENS do mundo e inscrições da guerra. Direção e roteiro: Harun Farocki. Título original: Bilder der Welt und Inschrift des Krieges. Alemanha: Harun Farocki Filmproduktion; Filmförderung NRW, 1988. (75 min).

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Publicado

2018-04-27

Como Citar

Vigilância e controle na obra de Harun Farocki. (2018). Significação: Revista De Cultura Audiovisual, 45(49), 131-148. https://doi.org/10.11606/issn.2316-7114.sig.2018.138357