Atrás e além das câmeras: proposições iniciais para o campo do making-of

Autores

  • Patricia de Oliveira Iuva Universidade Federal de Santa Catarina
  • Miriam de Souza Rossini Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-7114.sig.2018.138583

Palavras-chave:

making of, extrafílmicos, campo, espaço social, cinema

Resumo

O artigo discute as transformações na experiência cinematográfica por meio de um material extrafílmico específico, o making of, em seus dois formatos principais: documentaries (MDoc) e featurettes. Explicitam-se os mecanismos que permitem delinear o campo do making of no interior da indústria cinematográfica norte-americana, conforme conceitos de Bourdieu, em que agentes e instituições demonstram preocupação com práticas e regras de uma estrutura cuja especificidade é identificável e legítima. Empreendem-se análises do contexto de profusão e formatos, de realizadores e modelos produtivos e dos diferentes arranjos estético-narrativos.

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Biografia do Autor

  • Patricia de Oliveira Iuva, Universidade Federal de Santa Catarina

    Professora adjunta do Departamento de Artes da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), com atuação no curso de Cinema.

  • Miriam de Souza Rossini, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

    Professora associada do Departamento de Comunicação (Decom) e do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Informação (PPGCOM) da UFRGS. Coordena o Grupo de Pesquisa Processos Audiovisuais (PROAv-UFRGS), registrado no Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

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Publicado

2018-04-27

Como Citar

Atrás e além das câmeras: proposições iniciais para o campo do making-of. (2018). Significação: Revista De Cultura Audiovisual, 45(49), 76-95. https://doi.org/10.11606/issn.2316-7114.sig.2018.138583