A arte nacional em Painel (1950): entre o presente e o passado

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-7114.sig.2018.138642

Palavras-chave:

Painel, Lima Barreto, documentário

Resumo

Este artigo analisa o curta-metragem Painel (1950), dirigido por Lima Barreto, baseado no painel Tiradentes, pintado por Cândido Portinari. Esmiuçando elementos narrativos, visuais e sonoros, nosso objetivo é analisar a maneira com que o filme cria uma visualidade de seu tempo ligada à modernidade – por meio da arte moderna, arquitetura, design, música –, ao mesmo tempo em que trata de um evento do passado, a Inconfidência Mineira.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Igor David dos Santos, Universidade Federal do Paraná

    Doutorando em História pela Universidade Federal do Paraná (UFPR).

Referências

AMARAL, A. Arte Para quê? a preocupação social na arte brasileira, 1930-1970: subsídios para uma história social da arte no Brasil. São Paulo: Studio Nobel, 2003.

ARGAN, G. C. Arte Moderna: do Iluminismo aos movimentos contemporâneos. São Paulo: Companhia das Letras, 2010.

AZEVEDO, Á. de. Lira dos vinte anos e poesias diversas. São Paulo: Ateliê Editorial, 1999.

CARVALHO, J. M. de. A formação das almas: o imaginário da República no Brasil. São Paulo: Companhia das Letras, 2011.

DENIS, R. C. Uma introdução à história do design. São Paulo: Edgard Blücher, 2000.

EGG, A. Modernismo musical e colaboração internacional na Política de Boa Vizinhança. Baleia na Rede, Marília, v. 1, n. 10, p. 62-81, 2013.

FICHER, S.; ACAYABA, M. M. Arquitetura moderna no Brasil. São Paulo: Projeto, 1982.

FREITAS, A. Arte de guerrilha: vanguarda e conceitualismo no Brasil. São Paulo: Edusp, 2013.

GALVÃO, M. R. Burguesia e cinema: o caso Vera Cruz. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1981.

MILLIET, M. A. Tiradentes: o corpo do herói. 1998. Tese (Doutorado em Estruturas Ambientais Urbanas) – Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade de São Paulo, São Paulo, 1998.

NICHOLS, B. Introdução ao documentário. Campinas: Papirus, 2013.

ONOFRE, C. C. O zoom nas trilhas da Vera Cruz: a trilha musical da companhia cinematográfica Vera Cruz. 2005. Dissertação (Mestrado em Multimeios) – Instituto de Artes, Universidade de Campinas, Campinas, 2005.

PORTINARI, C. Tiradentes. 1948. 1 original de arte, painel a têmpera em tela, 309 × 1767 cm. Disponível em: https://goo.gl/QTxjfP. Acesso em: 26 mar. 2018.

RAMOS, F. P.; MIRANDA, L. F. A. de. (Orgs.). Enciclopédia do cinema brasileiro. São Paulo: Senac São Paulo, 2000.

SANTOS, C. R. dos; LAGE, C. F. Cataguases: patrimônio da modernidade (1). Arquitextos, ano 5, jan. 2005. Disponível em: https://goo.gl/QCACgm. Acesso em: 26 mar. 2018.

SANTOS, I. D. Enquadrando a nação: a cultura nacional e a Companhia Cinematográfica Vera Cruz no início dos anos 1950. 2015. Dissertação (Mestrado em História) – Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2015.

SANTOS, M. C. L. dos. Móvel moderno no Brasil. São Paulo: Edusp, 1995.

SILVA, E. de C. As representações do Colégio de Cataguases e de suas práticas educativas nas memórias de seus ex-alunos. (Década de 1950). 2005. Dissertação (Mestrado em Educação e Cultura Contemporânea) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Estácio de Sá, Rio de Janeiro, 2005.

TOLENTINO, C. A. F. O rural no cinema brasileiro. São Paulo: Unesp, 2001.

TOTA, A. P. O imperialismo sedutor: a americanização do Brasil na época da Segunda Guerra. São Paulo: Companhia das Letras, 2000.

XAVIER, I. Sertão mar: Glauber Rocha e a estética da fome. São Paulo: Cosac Naify, 2007.

Referências audiovisuais

PAINEL. Lima Barreto, Brasil, 1950. (16 min).

Downloads

Publicado

2018-04-27

Como Citar

A arte nacional em Painel (1950): entre o presente e o passado. (2018). Significação: Revista De Cultura Audiovisual, 45(49), 56-75. https://doi.org/10.11606/issn.2316-7114.sig.2018.138642