Marcuse, a Grande Recusa e o cinema pós-Maio de 68: uma aproximação

Autores

  • Leonardo Gomes Esteves Universidade Federal de Mato Grosso/ UFMT

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-7114.sig.2018.141990

Palavras-chave:

cinema político, cinema francês, vanguarda cinematográfica, Maio de 68

Resumo

Este texto propõe uma transposição da Grande Recusa, conceito evidenciado na obra do filósofo alemão Herbert Marcuse, para a produção cinematográfica que insurge influenciada pelo Maio de 68. A reflexão se dá a partir do curta-metragem Actua 1 (1968), dirigido por Philippe Garrel, Serge Bard e Patrick Deval, e na utilização do travelling como ferramenta para proporcionar a emancipação do espectador frente a uma sociedade unidimensional e castradora.

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Biografia do Autor

  • Leonardo Gomes Esteves, Universidade Federal de Mato Grosso/ UFMT
    Mestre em Artes Visuais pela Escola de Belas Artes da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Doutor em Comunicação Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) com período sanduíche na Université Sorbonne Nouvelle – Paris 3 (bolsa Capes). É professor do curso de Cinema e Audiovisual da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).

Referências

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Publicado

2018-07-04

Como Citar

Marcuse, a Grande Recusa e o cinema pós-Maio de 68: uma aproximação. (2018). Significação: Revista De Cultura Audiovisual, 45(50), 44-61. https://doi.org/10.11606/issn.2316-7114.sig.2018.141990