Nota a propósito de Pantallas transnacionales

Autores

  • Arthur Autran Franco de Sá Universidade Federal de São Carlos

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-7114.sig.2019.149653

Palavras-chave:

História do cinema, Cinema clássico, América Latina

Resumo

Esta resenha aborda o livro Pantallas transnacionales – El cine argentino y mexicano del período clásico, organizado pelas pesquisadoras argentinas Ana Laura Lusnich, Alicia Aisemberg e Andrea Cuarterolo. O livro tem como foco os diversos tipos de relações cinematográficas entre Argentina e México entre as décadas de 1930 e 1950, com base em marcos teóricos ligados ao conceito de transnacional. A resenha destaca as principais características do livro e aponta algumas questões de interesse para o leitor brasileiro.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Arthur Autran Franco de Sá, Universidade Federal de São Carlos

    Professor da Universidade Federal de São Carlos. Autor de Alex Viany: crítico e historiador (2003) e de O pensamento industrial cinematográfico brasileiro (2013). Pesquisador Produtividade em Pesquisa CNPq.

Referências

GALVÃO, M. R. Burguesia e cinema: o caso Vera Cruz. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1981.
LUSNICH, A. L.; AISEMBERG, A.; CUARTEROLO, A. (Org.). Pantallas transnacionales: el cine argentino y mexicano del período clásico. Cidade do México: Cineteca Nacional; Buenos Aires: Imago Mundi, 2017.
PARANAGUÁ, P. A. Le cinéma en Amérique Latine: le miroir éclaté. Paris: L’Harmattan, 2000.

Downloads

Publicado

2019-01-31

Como Citar

Nota a propósito de Pantallas transnacionales. (2019). Significação: Revista De Cultura Audiovisual, 46(51). https://doi.org/10.11606/issn.2316-7114.sig.2019.149653