A transformação do corpo bélico na tela em Macbeth de Justin Kurzel
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2316-7114.sig.2020.157227Palavras-chave:
War body, Cinema, Shakespeare, Macbeth, ViolenceResumo
este artigo discute como a adaptação de Macbeth (2015), do diretor Justin Kurzel está imersa no contexto social e político do século XXI em que as guerras do Afeganistão e Iraque reverberam no estado físico e psicológico do soldado. No filme, o corpo bélico carrega cicatrizes das múltiplas experiências violentas de batalha e emerge como um indivíduo danificado, aquele que visceralmente carrega o passado traumático para seu presente. Eu analiso como o corpo bélico de Macbeth passa por uma jornada de ruína, transformando-se de líder das massas em um tirano solitário preso em suas raízes de violentas experiências do passado em um contexto de mutilação do corpo e morte.
Downloads
Referências
BLOOM, H. Shakespeare: the invention of the human. New York: Riverhead Books, 1998.
BORDWELL, D; THOMPSON, K. Film art: an introduction. New York: McGraw Hill, 2008.
BURNETT, M. T.; WRAY, R. “Introduction”. In: BURNETT, M. T.; WRAY, R. (ed.). Screening Shakespeare in the twenty-first century. Edinburgh: Edinburgh University Press, 2006, p. 1-12.
CALDERWOOD, J. L. Shakespeare and the denial of death. Amherst: University of Massachusetts Press, 1987.
CLARK, S.; MASON, P. “Introduction”. In: CLARK, S.; MASON, P. (ed.). Macbeth. London: Bloomsbury, 2018, p. 1-124. (The Arden Shakespeare).
DAVIES, A. Filming Shakespeare’s plays: the adaptations of Laurence Olivier, Orson Welles, Peter Brooke and Akira Kurosawa. Cambridge: Cambridge University Press, 1990.
GLASMAN, A. “Making Macbeth: behind the scene”. VFX Magazine, Oct. 6, 2015. Available from: http://bit.ly/3eUbWy9. Access on: May 10, 2018.
HAGELIN, S. “Bleeding bodies and post-cold war politics: Saving Private Ryan and the gender of vulnerability”. In: RANDELL, K; REDMOND, S. (org.). The war body on screen. New York: Continuum, 2008, p. 102-119.
JACKSON, R. “Introduction: Shakespeare, films and the marketplace”. In: JACKSON, R. (ed.). The Cambridge companion to Shakespeare on film. Cambridge: Cambridge University Press, 2000, p. 1-12.
JORGENS, J. J. Shakespeare on film. London: Indiana University Press, 1977.
JUNGER, S. “How PTSD became a problem far beyond the battlefield”. Vanity Fair, May 7, 2015. Available from: http://bit.ly/3cAWyoM. Access on: May 17, 2018.
MATTES, A. “Justin Kurzel’s Macbeth: visually magnificent but dramatically unsatisfying”. The Conversation, Sept. 29, 2015. Available from: http://bit.ly/2BDhwGX. Access on: May 15, 2018.
MELBYE, D. Landscape allegory in cinema: from wilderness to wasteland. New York: Palgrave Macmillan, 2010.
PARIS, C. The what and how of PTSD: understanding and moving beyond. Victoria: Friesen Press, 2016.
PARKER, A. “They came back: war and changing national identity”. In: RANDELL, K; REDMOND, S. (org.). The war body on screen. New York: Continuum, 2008, p. 86-101.
RANDELL, K.; REDMOND, S. “Introduction: setting the screen”. In: RANDELL, K; REDMOND, S. (org.). The war body on screen. New York: Continuum, 2008, p. 1-13.
WAGNER, M. “A king(dom) for a stage: the war body in and as performance”. In: RANDELL, K; REDMOND, S. (org.). The war body on screen. New York: Continuum, 2008, p. 50-63.
Audiovisual references
MACBETH. Justin Kurzel, United Kingdom: Studio Canal, 2015.
MACBETH – conference – (en) Cannes 2015. Channel: Festival de Cannes (Officiel). Available from: http://bit.ly/2Y3wIVk. Access on: May 18, 2018.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Ketlyn Mara Rosa

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista para fins não comerciais.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.