Medos públicos em lugares privados: o horror nos filmes de Kleber Mendonça Filho

Autores

  • Lucas Procópio Caetano Universidade Estadual de Campinas
  • Paula Gomes Universidade Estadual de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-7114.sig.2020.159231

Palavras-chave:

Horror, Cinema contemporâneo, Cinema brasileiro

Resumo

O artigo investiga três filmes do diretor brasileiro Kleber Mendonça Filho, Vinil Verde (2004), O Som ao Redor (2012) e Aquarius (2016), buscando identificar, por meio da análise fílmica, o uso de elementos característicos do gênero cinematográfico do horror em diferentes momentos destas três obras. A recorrência destes elementos nos filmes do diretor e o modo como eles se relacionam com outros regimes de representação localizam essa produção dentro de uma tendência cinematográfica contemporânea já apontada por pesquisadores como Cánepa (2013).

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Biografia do Autor

  • Lucas Procópio Caetano, Universidade Estadual de Campinas

    Doutorando e Mestre pelo Programa de Pós Graduação em Multimeios da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), no qual desenvolveu dissertação intitulada Monstros gigantes para jaulas pequenas: o modo horrífico no cinema brasileiro contemporâneo. Possui Graduação em Imagem e Som com bacharelado em Audiovisual pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).

  • Paula Gomes, Universidade Estadual de Campinas

    Doutora em Multimeios pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Mestra em Imagem e Som pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Possui Graduação em Comunicação Social com habilitação em Radialismo pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp).

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Publicado

07/09/2020

Como Citar

Caetano, L. P., & Gomes, P. (2020). Medos públicos em lugares privados: o horror nos filmes de Kleber Mendonça Filho. Significação: Revista De Cultura Audiovisual, 47(54), 180-201. https://doi.org/10.11606/issn.2316-7114.sig.2020.159231