Notas sobre Uma dramaturgia da violência: os filmes de João Canijo

Autores

  • Eduardo Prado Cardoso Universidade Católica Portuguesa

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-7114.sig.2020.160357

Palavras-chave:

Cinema português, Violência, Melodrama, Realismo, Estudos culturais

Resumo

Interessada nas representações da identidade portuguesa a partir dos filmes do cineasta João Canijo, a obra Uma dramaturgia da violência oferece uma revisão da literatura no campo dos estudos identitários nacionais, com destaque para conceitos dos filósofos Eduardo Lourenço e José Gil. A partir disso e de análises narrativas e estéticas de oito longas-metragens de ficção e um documentário de Canijo, é teorizada uma “dramaturgia da violência” como reflexo de um Portugal contemporâneo.

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Biografia do Autor

  • Eduardo Prado Cardoso, Universidade Católica Portuguesa

    Graduado em Audiovisual pela ECA-USP (2011). Mestre em Realização Cinematográfica (2017), com bolsa da Comissão Europeia em Portugal (Universidade Lusófona), Reino Unido (Edinburgh Napier University) e Estônia (Tallinn University). Doutorando em Estudos de Cultura na Universidade Católica Portuguesa, pesquisa representações cibernéticas de assassinatos no Brasil dos anos 2010, financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia.

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Publicado

2020-07-09

Como Citar

Notas sobre Uma dramaturgia da violência: os filmes de João Canijo. (2020). Significação: Revista De Cultura Audiovisual, 47(54), 352-364. https://doi.org/10.11606/issn.2316-7114.sig.2020.160357