O audiovisual angolano em suas memórias televisivas
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2316-7114.sig.2020.160363Palavras-chave:
Televisão, Cinema, Angola, MemóriaResumo
O livro TPA e outras histórias foi elaborado por Augusto Manuel dos Santos, conhecido como Nguxi dos Santos, que há mais de 30 anos transita entre a Televisão Pública de Angola (TPA) e as Forças Armadas Populares de Libertação de Angola (Fapla). Marcadamente memorialística e voltada para o grande público, a obra traz depoimentos de diversos protagonistas que trabalharam na TPA e compõe um mosaico que homenageia a instituição e o trabalho de Nguxi dos Santos em Angola. Nesta resenha, propomos alguns eixos de leitura da obra, como sua estruturação, suas principais contribuições e tensões que escapam ao intuito celebrativo do livro.
Downloads
Referências
COELHO, Sebastião. Angola: história e estórias da informação. Luanda: Executive Center, 1999.
HEIMER, F.-W. O processo de descolonização em Angola, 1974-1976. Lisboa: A Regra do Jogo, 1980.
MABEKO-TALI, J.-M. Guerrilhas e lutas sociais: o MPLA perante si próprio (1960-1977). Lisboa: Mercado de Letras, 2018.
O CAMARADA Presidente disse: A informação deve reflectir as preocupações do Partido. Jornal de Angola, Luanda, 8 set. 1978.
SANTOS, A. Cem anos de Liceu Vieira Dias: uma das figuras da história de Angola. Jornal de Angola, Luanda, 12 mai. 2019. Cultura. Disponível em: https://bit.ly/2Mtm70m. Acesso em: 29 jun. 2019.
SANTOS, N. TPA e outras histórias. Luanda: Televisão Pública de Angola, 2018.
TELEVISÃO hoje em Luanda. A Província de Angola, Luanda, p. 3, 19 mai. 1974.
TV em Luanda. Jornal de Angola, Luanda, 19 out. 1975.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista para fins não comerciais.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.