Interações do audiovisual e processos de criação: um campo de experimentação
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2316-7114.sig.2020.164288Palavras-chave:
Audiovisual, Artes cênicas, Processos de criação, Crítica de processos de criação, ArquivosResumo
Este artigo propõe uma discussão sobre a experimentação do audiovisual na contemporaneidade. Suas interações com os processos de criação e as artes cênicas são discutidas a partir dos projetos artísticos do documentarista Evaldo Mocarzel e do artista do corpo Roberto Alencar. Trata-se de estudo inserido em campo mais amplo de pesquisa, que propõe uma abordagem para a grande diversidade de manifestações artísticas sob a perspectiva de seus modos de produção: crítica de processos de criação. Apresentam-se, mais especificamente, reflexões teóricas sobre algumas questões que envolvem a produção contemporânea, incluindo a exploração de arquivos e as diferentes relações entre processo e obra.
Downloads
Referências
BERNARDET, J. C. “O processo como obra”. Folha de S.Paulo, Caderno Mais!, 13 jul. 2003.
BERNARDET, J. C. “Documentários de busca: 33 e passaporte húngaro”. In: MOURÃO, D.; LABAKI, A. (org.). O cinema do real. São Paulo: Cosac Naïfy, 2005, p. 143-56.
FERRER, D. “A crítica genética do século XXI será transdisciplinar, transartística e transemiótica ou não existirá”. In: WILLEMART, P. (org.). Fronteiras da criação: VI Encontro Internacional de Pesquisadores do Manuscrito. São Paulo: Annablume, 2000, p. 49-61.
MACHADO, A. “O filme-ensaio”. Concinnitas, Rio de Janeiro, ano 4, n. 5, p. 63-75, 2003.
MORIN, E. O método 4: as idéias. Habitat, vida, costumes, organização. Porto Alegre: Sulinas, 1998.
MORIN, E.; MOIGNE, J.-L. A inteligência da complexidade. São Paulo: Peirópolis, 2000.
MUSSO, P. “A filosofia da rede”. In: PARENTE, A. (org.). Tramas da rede. Porto Alegre: Sulina, 2004. p. 17-38.
MUYBRIDGE, E. “The human figure in motion”. Dover: Dover publications, 1989.
PEIRCE, Charles S. “The essential Peirce: selected philosophical writings” (1867-1893). Bloomington/Indianapolis: Indiana University Press, 1992. v. 1.
SALLES, C. A. “Diluição de fronteiras”. Sala Preta, São Paulo, v. 14, n. 2, p. 187-197, 2014.
Referências audiovisuais
A FESTA de separação: um documentário cênico. Luis Fernando Marques, Brasil, 2009.
À MARGEM da imagem. Evaldo Mocarzel, Brasil, 2002.
À MARGEM do concreto. Evaldo Mocarzel, Brasil, 2006.
À MARGEM do lixo. Evaldo Mocarzel, Brasil, 2008.
MOSCOU. Eduardo Coutinho, Brasil, 2009.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Wagner Miranda Dias, Cecília Almeida Salles
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista para fins não comerciais.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.