Paris 1900 e Le souvenir d’un avenir: o presente e o futuro das imagens

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-7114.sig.2021.168468

Palavras-chave:

Documentário, Arquivo, Memória, Nicole Vedrès, Chris Marker, Yannick Bellon

Resumo

O artigo aproxima dois filmes de compilação, Paris 1900 (Nicole Vedrès, 1946) e Le souvenir d’un avenir (Chris Marker e Yannick Bellon, 2001), propondo-se a fazer uma análise comparativa a partir da forma como, a fim de tratar de uma mesma temática (tal seja, a guerra enquanto evento traumático e o dever de memória), eles acabam por adotar estratégias enunciativas parecidas, que consistem principalmente em criar um efeito de sentido de dupla temporalidade das imagens, de maneira a congregar presente e futuro diegéticos num único bloco de significação. A metodologia centra-se na análise fílmica, na análise do discurso, além dos pensamentos de Bazin, Didi-Huberman e Rancière, entre outros.

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Biografia do Autor

  • Liciane Timoteo de Mamede, Universidade de Campinas

    Possui graduação em Comunicação Social pela UNESP – Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2004). Possui mestrados em Imagem e Som pela Ufscar – Universidade Federal de São Carlos (2014) e em Valorização do Patrimônio Cinematográfico pela Universidade Paris 8. Atualmente cursa doutorado em Multimeios na Unicamp – Universidade de Campinas.

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Referências filmográficas

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PARIS 1900. Nicole Vedrès, França, 1946.

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Publicado

2021-01-30

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Paris 1900 e Le souvenir d’un avenir: o presente e o futuro das imagens. (2021). Significação: Revista De Cultura Audiovisual, 48(55), 231-249. https://doi.org/10.11606/issn.2316-7114.sig.2021.168468