Luto e memória: a fragilidade do entrelugar em Ventos de Agosto

Autores

  • Vitor Cerqueira Dassie University of Texas at Austin

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-7114.sig.2021.171041

Palavras-chave:

Brasil, Entrelugar, Memorialização, Interculturalidade, Cinema

Resumo

Ventos de Agosto, de Gabriel Mascaro, retrata a luta de uma pequena comunidade de pescadores de Alagoas ao tornar-se consciente das diversas correntes que a invadem. Representadas pelo avanço do mar sobre o cemitério local, a força descomunal destas correntes vem erodindo seus espaços de memória e ameaçando sua sobrevivência como sociedade. A ideia de entrelugar, debatida no Brasil como um espaço de afirmação e resistência ao apagamento social, encontra em Mascaro um ponto de transição em que a disparidade observada entre as forças em questão aponta para uma interculturalidade precária diante de tal desproporcionalidade e para uma ansiedade por sobrevivência e memorialização.

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Biografia do Autor

  • Vitor Cerqueira Dassie, University of Texas at Austin

    Doutorando do programa de Estudos Culturais e de Mídia Luso- Brasileiros da Universidade do Texas em Austin, EUA. Mestre em Arte, Cognição e Cultura pelo Programa de Pós-Graduação em Artes da Universidade do Estado do Rio de Janeiro – PPGArtes UERJ. Atuante na área de Política Cultural na Agência Nacional do Cinema – Ancine. Bacharel em Música pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro – Unirio.

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Referências audiovisuais

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Publicado

2021-01-30

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Luto e memória: a fragilidade do entrelugar em Ventos de Agosto. (2021). Significação: Revista De Cultura Audiovisual, 48(55), 96-117. https://doi.org/10.11606/issn.2316-7114.sig.2021.171041