Festivais de cinema pós-Covid-19: impactos e perspectivas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-7114.sig.2021.176299

Palavras-chave:

Cinema, Festivais de Cinema, Pandemia, Coronavírus, Novas Mídias

Resumo

Diante da pandemia de Covid-19, diversos festivais de cinema no Brasil e no mundo tiveram que se adaptar à situação de distanciamento social, o que reconfigurou parte dos eventos para ambientes virtuais. A importância dos festivais como criadores de público e janelas de exibição para obras com menor alcance de distribuição pode estar iniciando um caminho de diferentes fruições para o audiovisual, mais alinhado com a internet, as novas mídias e o consumo individual e residencial. O presente estudo faz um levantamento nos níveis internacional, nacional e regional das adaptações dos festivais de cinema em 2020, apontando a partir daí os possíveis novos rumos do audiovisual.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Nathan Nascimento Cirino, Universidade Federal de Campina Grande

    Professor do curso de Bacharelado em Arte e Mídia, UFCG. Doutor em comunicação pela UFPE. Roteirista e cineasta.

  • Kleyton Jorge Canuto, Universidade Estadual da Paraíba

    Professor substituto do curso de Bacharelado em Jornalismo da UEPB. Doutor em Estudos da Mídia pela UFRN. Realizador audiovisual.

Referências

ANDREW, Dudley. “An atlas of world cinema”. In: DENNISON, Stephanie e LIM, Song Hwee (orgs.). Remapping world cinema: Identity, culture and politics in film. Londres/Nova York: Wallflower, 2006.

ANDREW, Dudley. “Além do Mapa do Cinema Mundial”. In: DENNISON, Stephanie (org.). World Cinema: As novas cartografias do cinema mundial. Campinas, SP: Papirus, 2013. (Série de Estudos da Socine).

BALBI, Clara. “Impacto do coronavírus na cultura será de mais de R$ 100 bilhões, diz especialista”. Folha de São Paulo, 03 abr. 2020. Disponível em: <https://www1.folha.uol.com.br/ilustrada/2020/04/impacto-do-coronavirus-na-cultura-sera-de-mais-de-r-100-bilhoes-diz-especialista.shtml>. Acesso em: 23 de jun. 2020.

BERTINI, Alfredo. Economia da Cultura: A indústria do entretenimento e o audiovisual no Brasil. São Paulo: Saraiva, 2008.

JENKINS, Henry. Cultura da Convergência. 2 ed. Trad. Susana Alexandria. São Paulo:

Aleph, 2009.

LÉVY, Pierre. Cibercultura. 3. ed. Trad. Carlos Irineu da Costa. São Paulo: Ed. 34, 2010.

LOPES, Maria Immacolata Vassalo de. “A Teoria Barberiana da Comunicação”. In: TRINDADE, Eneus; LACERDA, Juciano de Sousa; FERNANDES, Mário Luiz (Orgs.). Entre comunicação e mediações: visões teóricas e empíricas. Campina Grande: Eduepb, 2019.

MANOVICH, Lev. The language of new media. Cambridge, UK: The MIT Press,

MANOVICH, Lev. “Novas Mídias como tecnologia e ideia: dez definições”. In: LEÃO, Lúcia (org.). O chip e o caleidoscópio. São Paulo: Editora Senac São Paulo, 2005.

MARTÍN-BARBERO, Jesús. Ofício de Cartógrafo – Travessias latino-americanas da comunicação na cultura. Tradução: Fidelina Gonzáles. Coleção Comunicação Contemporânea 3, São Paulo: Edições Loyola, 2004.

MATTOS, Tetê. “Festivais pra quê? Um estudo crítico sobre festivais audiovisuais brasileiros”. In: BAMBA, Mahomed (Org.). A recepção cinematográfica: teoria e estudos de caso. Salvador: EDUFBA, 2013.

MELEIRO, Alessandra (Org). Cinema no mundo: indústria, política e mercado. v. 2. São Paulo: Escrituras Editora, 2007.

MURRAY, Janet H. Hamlet no Holodeck: o futuro da narrativa no ciberespaço. Trad. Elissa Khoury Daher, Marcelo Fernandez Cuzziol. São Paulo: Itaú Cultural, Unesp, 2003.

PERGOLA, Alessandra Campos. O cinema e a produção audiovisual: um estudo preliminar sobre as novas formas de distribuição na Internet. BOCC, 2004. Disponível em: http://bocc.ubi.pt/pag/pergola-alessandra-distribuicao-na-internet.html

SOUSA, Ana Paula. “Coronavírus vai marcar o fim de uma era no cinema”. Folha de São Paulo. 01 mai. 2020. Disponível em: <https://www1.folha.uol.com.br/ilustrissima/2020/05/coronavirus-vai-marcar-o-fim-de-uma-era-no-cinema.shtml>. Acesso em 23 de jun. de 2020.

STAM, Robert. Introdução à teoria do cinema. Campinas: Papirus, 2003.

STERRITT, David. “Virtual Cinema”. In: Quarterly Review of Film and Video. v 37, 2020. Disponível em: <https://doi.org/10.1080/10509208.2020.1772655 >. Acesso em: 24 de jun. de 2020.

Downloads

Publicado

2021-07-18

Como Citar

Festivais de cinema pós-Covid-19: impactos e perspectivas. (2021). Significação: Revista De Cultura Audiovisual, 48(56), 268-284. https://doi.org/10.11606/issn.2316-7114.sig.2021.176299