O pensamento de Arlindo Machado e uma genealogia das artes do vídeo no Brasil

Autores

  • Marcus Bastos Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-7114.sig.2021.181786

Palavras-chave:

Arlindo Machado, Artes do Vídeo, Brasil, Genealogia, Pensamento

Resumo

A obra de Arlindo Machado estabelece o principal campo de leitura das artes do vídeo no Brasil. Em especial em dois artigos, A experiência do vídeo no Brasil e As linhas de força do vídeo brasileiro, Machado traça um panorama – que ele mesmo sinaliza ser incompleto – da produção videográfica no país. Este artigo propõe-se uma tarefa dupla: demonstrar de que forma a obra de Machado contribui para a formação de um campo de pesquisa que propõe a leitura crítica das imagens técnicas, o que ele faz de dois modos complementares (pelo desmonte das linguagens estabelecidas e pelo mapeamento das linguagens emergentes); reestabelecer elos que não foram desenvolvidos de forma mais longa entre as artes visuais e as artes do vídeo, propondo uma genealogia das artes do vídeo no Brasil a partir da análise de duas obras representativas.

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Biografia do Autor

  • Marcus Bastos, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

    Doutor em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e professor doutor da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. E-mail: marcusbastos@pucsp.br Doutor em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e professor doutor da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

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Publicado

2021-07-18

Como Citar

O pensamento de Arlindo Machado e uma genealogia das artes do vídeo no Brasil. (2021). Significação: Revista De Cultura Audiovisual, 48(56), 33-53. https://doi.org/10.11606/issn.2316-7114.sig.2021.181786