O menino e a linguagem: infância e voz em O menino e o mundo
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2316-7114.sig.2022.183802Palavras-chave:
Infância, Voz, O menino e o mundoResumo
Este artigo trata-se de uma análise da animação O menino e o mundo, de 2014, que aponta concepções de infância, em representação narrativa, e de voz, como o indizível dos afetos. O filme fala de um menino que vê seu pai deixar o campo por falta de trabalho. Ele parte então em busca do pai. O pai foi de trem e o menino é levado pelo vento. As discussões apresentadas se baseiam em autores que abordam a voz e a infância a partir da linguagem, da cultura e da psicanálise. A infância, aqui, refere-se à potência criadora do mundo (Giorgio Agamben). A voz, no dizer de Jacques Lacan é a fala esvaziada de significado como língua conhecida. Conclui-se que a infância e a voz aparecem na animação para que se perceba além do previsível, ver além do que se apresenta de imediato. E, assim, mostram a importância da criança que resiste e se reinventa em cada um de nós.
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Referências audiovisuais
O MENINO e o mundo. Alê Abreu, Brasil, 2014.
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