Reportagem em vídeo 360°: um estudo do efeito percebido em terceiros

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-7114.sig.2022.185159

Palavras-chave:

Jornalismo experiencial, Jornalismo imersivo, Narrativas audiovisuais, Reportagem em vídeo 360°, Efeito de terceira pessoa

Resumo

Esta pesquisa testou o modelo denominado efeito de terceira pessoa com uma reportagem em vídeo 360°, narrativa audiovisual imersiva que está dentro do escopo do jornalismo experiencial e do jornalismo imersivo. Operamos com as hipóteses clássicas de que as pessoas tendem a perceber que a mídia influencia mais os outros do que a si mesmas (componente perceptual) e, a partir disso, têm uma maior propensão a apoiar medidas de controle ou censura (componente comportamental). Realizamos um experimento com estudantes universitários com aplicação de questionário. Os resultados indicaram tanto uma tendência à expressão dos dois componentes quanto do moderador distância social.

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Biografia do Autor

Luciellen Souza Lima, Universidade Federal da Bahia

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Mestra em Jornalismo pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

Raul Ramalho, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Doutor em Estudos da Mídia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e em Ciências da Comunicação pela Universidade da Beira Interior (UBI, Portugal), sob o regime de cotutela. Mestre em Jornalismo pela UFPB.

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Publicado

2022-09-02

Como Citar

Lima, L. S., & Ramalho, R. (2022). Reportagem em vídeo 360°: um estudo do efeito percebido em terceiros. Significação: Revista De Cultura Audiovisual, 49(58), 185159. https://doi.org/10.11606/issn.2316-7114.sig.2022.185159

Edição

Seção

Artigos