O atraso pede passagem: a longa espera de Paulo Emílio Salles Gomes

Autores

  • Victor Santos Vigneron Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-7114.sig.2022.188599

Palavras-chave:

Paulo Emílio Salles Gomes, Temporalidade, Espera, Expectativa, Atraso

Resumo

O artigo a seguir trata de um pequeno conjunto de críticas escritas entre 1957 e 1959 por Paulo Emílio Salles Gomes. O objetivo é discutir, a partir desse material, uma primeira formulação mais sistemática para o sentimento de frustração do autor diante do cinema nacional. Esse problema seria retomado em seus ensaios mais conhecidos, produzidos no início dos anos 1960, e revela uma trajetória pouco conhecida de hesitações e reflexões em torno do par “expectativa-frustração”. O estudo desses artigos conclui que o atraso emergia então como categoria central para abordar não apenas a produção nacional, mas a própria postura do intelectual diante dela.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Victor Santos Vigneron, Universidade de São Paulo

    Doutorando em História Social na Universidade de São Paulo (USP). Mestre em História Social pela USP

Referências

ALMEIDA SALLES, F. L. Cinema e verdade: Mariylyin, Buñuel, etc. Por um escritor de cinema. São Paulo: Companhia das Letras, 1988.

AUTRAN, A. Alex Viany: crítico e historiador. São Paulo: Perspectiva, 2003.

BERNARDET, J. Brasil em tempo de cinema: ensaio sobre o cinema brasileiro de 1958 a 1966. São Paulo: Companhia das Letras, 2007.

BERNARDET, J. Trajetória crítica. São Paulo: Martins, 2011.

CATANI, A. M. Cogumelos de uma só manhã: B. J. Duarte e o cinema brasileiro. Anhembi: 1950-1962. 1991. Tese (Doutorado em Sociologia) – Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, São Paulo, 1991.

CORREA JUNIOR, F. D. A Cinemateca Brasileira: das luzes aos anos de chumbo. São Paulo: Editora Unesp, 2010.

FABRIS, M. “A questão realista no cinema brasileiro: aportes neo-realistas”. Alceu, Rio de Janeiro, v. 8, n. 15, p. 82-94, 2007.

MENDES, A. Trajetória de Paulo Emilio. Cotia: Ateliê Editorial, 2013.

PONTES, H. Destinos mistos: os críticos do Grupo Clima em São Paulo (1940-68). São Paulo: Companhia das Letras, 1998.

SALLES GOMES, P. E. “Canto do cisne da produtora, Ravina apresenta boas qualidades”. Visão, Rio de Janeiro, p. 66-67, 27 mar. 1959.

SALLES GOMES, P. E. “Clube de Cinema de São Paulo”. Clima, São Paulo, n. 1, p. 154-156, 1941.

SALLES GOMES, P. E. “Mestre da comédia e do filme sério o sueco Bergman”. Visão, Rio de Janeiro, p. 87, 11 nov. 1958.

SALLES GOMES, P. E. “Os festivais de cinema de 1949: México, Cinema alemão e austríaco, Filmes enviados pelos pequenos produtores (conclusão)”. O Estado de S. Paulo, São Paulo, p. 4, 22 jul. 1950.

SALLES GOMES, P. E. “Prefácio da 1ª edição” In: BERNARDET, J.-C. Brasil em tempo de cinema: ensaio sobre o cinema brasileiro de 1958 a 1966. São Paulo: Companhia das Letras, 2007. p. 11-18.

SALLES GOMES, P. E. “Veneza 52”. Anhembi, São Paulo, n. 27, v. 9, p. 584-589, 1953.

SALLES GOMES, P. E. Cinema e política. São Paulo: Penguin & Companhia das Letras, 2021.

SALLES GOMES, P. E. Crítica de cinema no suplemento literário. Rio de Janeiro: Paz & Terra, 1981. v. 2.

SALLES GOMES, P. E. Humberto Mauro, Cataguases, Cinearte. São Paulo: Perspectiva: Edusp, 1974.

SALLES GOMES, P. E. O cinema no século. São Paulo: Companhia das Letras, 2015.

SALLES GOMES, P. E. Uma situação colonial? São Paulo: Companhia das Letras, 2016.

SOUZA, J. I. M. Paulo Emilio no Paraíso. Rio de Janeiro: Record, 2002.

VIANY, A. Introdução ao cinema brasileiro. Rio de Janeiro: Revan, 1993.

ZANATTO, R. “Paulo Emílio e Os filmes na cidade (1966): a gênese da comédia musical”. Rebeca, São Paulo, v. 9, n. 2, p. 272-293, 2020.

ZANATTO, R. Paulo Emílio e a cultura cinematográfica: crítica e história na formação do cinema brasileiro (1940-1977). 2018. Tese (Doutorado em História) – Faculdade de Ciências e Letras, Universidade Estadual Paulista, Assis, 2018.

Downloads

Publicado

2022-09-02

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

O atraso pede passagem: a longa espera de Paulo Emílio Salles Gomes. (2022). Significação: Revista De Cultura Audiovisual, 49(58), 188599. https://doi.org/10.11606/issn.2316-7114.sig.2022.188599