Sessenta segundos de Hitchcock: Um corpo que cai (1958)

Autores

  • David Gomiero Molina Universidade de Chicago

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-7114.sig.2022.188751

Palavras-chave:

Alfred Hitchcock, Um corpo que cai, Bernard Herrmann, Gérard Genette, Cinema e paratexto

Resumo

Inspirado em Paratexts: Thresholds of Interpretation, de Gérard Genette, este artigo analisa detalhadamente os créditos de abertura de Um corpo que cai, de Alfred Hitchcock, buscando enfatizar particularidades como a ressignificação dos créditos de produção e a introdução de elementos gestuais, musicais e temáticos desenvolvidos ao longo do filme. Revela-se, então, que os créditos iniciais oferecem uma interpretação do todo da narrativa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

David Gomiero Molina, Universidade de Chicago

Doutor pelo Committee on Social Thought e pelo departamento de Literatura Comparada da Universidade de Chicago (EUA).

Referências

FRANCO, C. H. R. EmotiOn track: representação do amor na trilha musical do cinema. Tese (Doutorado em Música) – Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2011.

FRIED, M. Absorption and theatricality: painting and beholder in the age of Diderot. Chicago: University of Chicago Press, 1988.

FRIEDLANDER, E. “Being-in-(Techni)color”. In: MAKKAI, K. Vertigo. New York: Routledge, 2013. p. 174-193.

GENETTE, G. Paratexts: thresholds of interpretation. Tradução de Jane. E. Lewin. Cambridge: Cambridge University Press, 1997.

GOODKIN, R. E. “Hitchcock’s Vertigo and Proust’s ‘Vertigo’”. MLN, Comparative Literature, Ann Arbor, v. 102, n. 5, p. 1171-1181, 1997.

GUNNING, T. “The desire and pursuit of the hole: cinema’s obscure object of desire”. In: BARETECH, S.; BARTESCHERER, T. (ed.). Erotikon: essays on Eros, ancient and modern. Chicago: University of Chicago Press, 2005. p. 261-277.

HARVEY, J. Movie love in the fifties. New York: Alfred A. Knopf, 2001.

KLEVAN, A. “Vertigo and the spectator of film analysis”. In: MAKKAI, K. Vertigo. New York: Routledge, 2013. p. 194-224.

MAKKAI, K. “Vertigo and being seen”. In: MAKKAI, K. Vertigo. New York: Routledge, 2013. p. 139-173.

MITCHELL, W. J. T. “Showing seeing: a critique of visual culture”. Journal of Visual Culture, London, v. 1, n. 2, p. 165-181, 2002.

PIPPIN, R. B. The philosophical Hitchcock: Vertigo and the anxieties of unknowingness. Chicago: University of Chicago Press, 2019.

SCHNELLER, T. “Death and love: Bernard Herrmann’s score for Vertigo”. Cuadernos de Música, Artes Visuales y Artes Escénicas, Bogotá, v. 1, n. 2, p. 189-200, 2005.

ZIZEK, S. Lacrimae rerum: ensaios sobre cinema moderno. Tradução de Luís Leitão e Ricardo Gozzi. São Paulo: Boitempo, 2018.

Downloads

Publicado

2022-09-02

Como Citar

Molina, D. G. (2022). Sessenta segundos de Hitchcock: Um corpo que cai (1958). Significação: Revista De Cultura Audiovisual, 49(58), 188751. https://doi.org/10.11606/issn.2316-7114.sig.2022.188751

Edição

Seção

Artigos